6 aspectos de produtividade que gerentes de projeto devem dominar

Se você quiser tirar o máximo proveito do seu papel como gerente de projetos ou até mesmo na vida em geral, aqui estão 6 coisas que você precisa dominar para aumentar sua própria produtividade.

Saiba quando você é mais produtivo

Alguns de nós somos pessoas que funcionamos bem pela manhã, outros somos bichos noturnos. Algumas pessoas adoram as manhãs de segunda, outros funcionam melhor em uma sexta-feira. Identifique aqueles momentos do dia ou da semana em que você sabe que você está no seu momento mais produtivo e, em seguida, guarde-os com sua vida. Use esse tempo para fazer os aspectos mais importantes, cativantes ou mais desafiadores do seu trabalho.

Acorde cedo

Acordar cedo não significa necessariamente que você tem que ir para o trabalho mais cedo. Entrar rotina de começar o dia mais cedo vai lhe dar o tempo para cuidar de si mesmo, bem como de sua carreira, fazendo coisas como ler, meditar, ir para uma caminhada ou simplesmente relaxar, preparando-o para um dia mais produtivo e menos estressante.

Durma mais

Pode ser tentador esticar além da meia-noite para cumprir os prazos, mas na verdade você está se preparando para uma queda brusca. Ficar acordado até tarde significa que acordar cedo será menos provável, o que também significa que você perderá esse tempo importante no início do dia. Não só isso, mas é provável que você comece a se sentir cansado após o almoço, e se torne menos capaz de ser produtivo no dia seguinte. Se você tiver que ficar acordado até tarde e perder suas 8 horas de sono, programe um cochilo no dia seguinte para manter-se em seu pico.

Faça mais pausas

Pode soar como o oposto da produtividade, mas pausas realmente bem cronometradas em seu trabalho são tão importantes quanto o tempo realmente dedicado a trabalhar. Tente se manter afastado do trabalho por cerca de 15 minutos a cada duas horas e não se esqueça de programar algumas férias anuais merecidas (e não levar o seu laptop!). Pessoas produtivas saber o valor de recarregar as baterias de tempos em tempos.

Aprenda a delegar

É muito fácil pensar que você é a única pessoa que pode fazer o trabalho corretamente, mas para maximizar sua produtividade, especialmente em um ambiente de projetos, é importante aprender a delegar também. Encontre tarefas que tomam o seu tempo, mas não exigem habilidades que são de sua exclusividade e entregue-as para a sua equipe.

Seja produtivo ao invés de apenas “ocupado”

Para ser bem sucedido como um gerente de projeto que você nem sempre tem que estar freneticamente engajado em uma tarefa cujo prazo de entrega está próximo. Com a delegação bem sucedida e uma melhor organização, você pode ser mais produtivo e, na verdade, menos ocupado. Às vezes o que você realmente precisa é de uma hora para si mesmo para fazer uma reflexão estratégica profunda, de modo que você pode abordar as coisas de uma forma mais lógica, mais produtiva ou para sentar e ouvir um podcast de gerenciamento de projetos para manter suas habilidades em dia.

Autora: Michelle Symonds

Artigo publicado originalmente no site PM Hut