6 vantagens do uso da tecnologia de realidade virtual na construção

Ok, nós admitimos isso. Nós amamos falar sobre o futuro da tecnologia de construção e todas as coisas incríveis que podem acontecer nos próximos anos.

Mas você tem coisas para fazer agora. Você está se certificando de que o trabalho de hoje seja feito da maneira certa para que você possa ficar no caminho certo e fazer suas margens amanhã.

Você não tem tempo para sonhar acordado.

É por isso que decidimos analisar o excitante mundo da tecnologia de construção emergente e criar uma lista de maneiras pelas quais as tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada (VR / AR) estão economizando dinheiro real para empresas de construção, atualmente.

Essas tecnologias estão beneficiando as empresas de construção hoje por:

. Redução de Retrabalho

. Melhorando a segurança

. Reduzindo os custos do trabalho

. Reunindo cronogramas

. Resolvendo Problemas Mais Rápidos

. Aumentando a Qualidade

Aqui estão dicas de como você pode fazer o mesmo em seu próximo projeto de construção.


Definição: Realidade Virtual. A Realidade Virtual (VR) é um ambiente simulado por computador que permite a interação de maneira realista e / ou física no ambiente. Um exemplo de realidade virtual em construção é a modelagem 3D interativa que permite manipular o modelo para testar o efeito das mudanças antes de realizá-las no mundo real, que são disponibilizadas por empresas como a Autodesk por meio de ofertas como o Revit Live para software e o HTC Vive para hardware.


Clique aqui para ver o vídeo: https://connect.bim360.autodesk.com/virtual-reality-construction-technology-saves-money


Definição: Realidade Aumentada. A Realidade Aumentada (AR) é qualquer tecnologia que sobreponha informações espacialmente contextuais sobre a visão do mundo real pelo usuário, fornecendo dados adicionais e, ao mesmo tempo, permitindo a interação com o ambiente real. Um exemplo de realidade aumentada na construção é o capacete Daqri, que fornece aos trabalhadores informações e dados em tempo real sobre o ambiente de construção, como instruções animadas sobre como completar uma tarefa, enquanto eles estão envolvidos nessa tarefa.


Clique aqui para ver o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=U9t6Osl1Lbc#action=share 

Mortenson  viu uma oportunidade para o MEP detectar confrontos usando o capacete inteligente DAQRI integrado com o software BIM 360.


1. Reduzir o Retrabalho

Um artigo na revista AEC descreve uma situação recente em que a RV economizou milhões de dólares em um projeto de construção do tamanho de um campus. Um drone Skycatch estava fornecendo uma simulação de realidade virtual em tempo real do projeto, fornecendo uma visão atualizada das condições no solo diretamente para a equipe de gerenciamento do trailer. Quando compararam essa visão ao plano, sobrepondo-se a dados planejados, descobriram um desalinhamento de oito polegadas entre o ponto em que o solo estava quebrado para a fundação e onde o plano pedia que fosse colocado.  

Essa descoberta salvou o projeto de milhões de dólares em retrabalho, evitando que a laje de concreto de US$ 400.000 fosse despejada no lugar errado e o possível trabalho posterior sendo colocado na fundação desalinhada.

2. Melhore a segurança

Algumas das mesmas tecnologias que reduzem o retrabalho também melhoram a segurança. O capacete Daqri, por exemplo, pode melhorar a consciência situacional para o usuário, chamando a atenção para características importantes do ambiente, como diferenciais de temperatura e condições inseguras. Ele também pode enviar informações de volta para um local central para supervisores e gerentes, para que eles possam ajudar os funcionários a evitar situações potencialmente perigosas. 

Um crachá inteligente do Redpoint Positioning serve uma função similar de maneira mais simples. Ele fornece GPS interno, que rastreia todos os funcionários no site com base em sua localização dentro de uma estrutura de prédio e alimenta essas informações de volta a um local central. Os gerentes podem, assim, ver toda a sua força de trabalho em tempo real, permitindo que eles identifiquem situações potencialmente perigosas antes que elas aumentem. O emblema também pode soar um sinal de aviso para o trabalhador se ele estiver prestes a entrar em uma zona insegura.

3. Menores Custos de Mão de Obra

Além da economia de mão-de-obra implicada pela melhoria da segurança e redução do retrabalho, várias máquinas e tecnologias automatizadas de "construção inteligente" usam VR e AR para realizar trabalhos que antes exigiam mão de obra qualificada. Por exemplo, um drone Skycatch pode gerar um modelo 3D VR de um site que permite o cálculo automático de área, volume de terra a ser movido e outras informações que exigiam horas humanas para serem realizadas.

A mesma tecnologia pode ser combinada com maquinário de construção inteligente para permitir que o trabalho seja conduzido de dentro de um reboque, em vez de dentro da cabine, reduzindo assim o número de botas no campo.

4. Conheça as linhas do tempo

Segundo a pesquisa citada na AEC Magazine, uma razão pela qual a construção não viu ganhos de eficiência como outras indústrias, é que o canteiro de obras está em “estado constante de fluxo”. Esse estado constante de fluxo dificulta a previsão e a manutenção de cronogramas. Mesmo uma pequena alteração pode adicionar dias ou semanas.

A tecnologia de realidade virtual, como a disponível no Skycatch, permite a atualização em tempo real de modelos 3D para que os gerentes no trailer possam ver as condições à medida que mudam e se adaptar a elas quase instantaneamente. A logística e o gerenciamento de ativos são simplificados e tornados mais precisos. Da mesma forma, instruções de realidade aumentada do capacete Daqri ajudam os construtores a permanecer na tarefa e acompanhar seu trabalho.




5. Resolver problemas mais rapidamente

Da mesma forma que a RV permite que os gerentes vejam as condições em tempo real e se adaptem em prol das linhas de tempo, também permite que eles captem os problemas mais rapidamente e reajam rapidamente a eles. Um engenheiro de utilidades, para pegar um exemplo do artigo da AEC citado acima, pode ver os utilitários sendo instalados quase em tempo real e fazer alterações de projeto conforme necessário. "O que levou dias ou semanas com a coleta manual de dados e a supervisão", dizem os autores, "agora pode ser feito em minutos".

Enquanto isso, o capacete Daqri, ao permitir que os gerentes enxerguem uma situação do ponto de vista do trabalhador, oferece uma capacidade similar de resolver problemas em tempo real. 

6. Aumentar Qualidade

Assim como a RV permite uma tomada de decisão mais rápida , ela possibilita uma melhor tomada de decisão. A RV promove uma compreensão melhor e mais rápida das ideias compartilhadas, pois oferece uma experiência espacial que deixa pouco espaço para má interpretação. Esse melhor entendimento significa menos RFIs, menos pedidos de mudança e menos retrabalho - o que, claro, remete a um tempo reduzido para entregar um projeto e com mais segurança.

O AR também ajuda a aumentar a qualidade, permitindo o layout e a instalação intuitiva e rápida da construção, sem depender de instrumentos que tiram os olhos da tarefa. Além disso, o AR suporta inspeções intuitivas, sobrepondo o BIM, descrevendo a intenção de projeto / construção em condições construídas para comparar e contrastar o trabalho no local. Isso pode ser feito até mesmo com condições cobertas, dando aos profissionais de construção o “ultimate studfinder”.

Como tirar o máximo proveito do seu investimento em RV / AR




A grande vantagem de adotar tecnologias emergentes como VR e AR é que muitas vezes elas podem ser usadas e ampliadas com outra tecnologia de construção que você já pode estar usando. Para obter o máximo benefício do uso de RV, por exemplo, integre a RV a tecnologias como drones para fins de levantamento de canteiros de obras .

Você também pode armazenar e usar essas informações em um ambiente de dados comum, como o BIM 360 Field ou o BIM 360 Glue . Isso ajuda você a continuar aproveitando essas informações em todo o projeto de criação, que pode ser usado para identificar mais conflitos no campo, ajudar a evitar o retrabalho e ajudar sua equipe a trabalhar com mais eficiência.

O ritmo de mudança na indústria está constantemente ficando mais rápido. Modelagem 3D, soluções de software baseadas em nuvem, drones, impressão 3D e AR / VR não são mais tecnologias futuras - estão aqui agora e, quando usadas corretamente, estão prontas para ajudar as empresas de construção a economizar uma quantia significativa de dinheiro e esforço. 

Empresas de construção que adotam novas tecnologias hoje podem obter vantagem competitiva imediata e futura.


Gostou do artigo? Tem algo a complementar? Deixe o seu comentário.


MAIS LIDAS

DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017

WORKSHOP BIM PARA INSTALADORAS

COMO O STARBUCKS UTILIZA BIM E VR PARA TRAZER ASPECTOS LOCAIS AOS SEUS ESTABELECIMENTOS NO JAPÃO

7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

COM AS TECNOLOGIAS RV, RA e RM, SERES HUMANOS E MÁQUINAS SE UNIRÃO NA FORÇA DE TRABALHO

ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM MARCOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

RESIDENCIAL DAMHA IV PRESIDENTE PRUDENTE

EDIFÍCIO ALAMEDA SANTOS E SEUS DESAFIOS DE TERRENO E LOGÍSTICA

6 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER

SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO

DOX GANHA DESTAQUE EM MÍDIA ESPECIALIZADA EM SHOPPING CENTERS

DOX APRESENTA CASE VENCEDOR DO PRÊMIO EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP NO ROAD SHOW BIM EM PORTO ALEGRE



Repost de Connect Bim 360 Autodesk (original em Inglês, traduzido para o Português)

Autor: Dace Campbell, em 9 de junho de 2017, para connect.bim360.autodesk.com

Imagens: Reprodução/Divulgação