As lacunas nas habilidades de gerentes de projetos

Estes resultados não me surpreendem, pois a cada dia que eu vou até um cliente, participo de uma reunião de associações comerciais ou falo com os meus colegas, alguém decidiu se aposentar, um funcionário-chave está partindo para uma oportunidade melhor ou meu cliente simplesmente não consegue encontrar as competências suficientes para preencher funções críticas do projeto. Tornou-se uma epidemia.

Descobri que estas são três áreas-chave para garantir o sucesso em proativamente tratar o déficit de competências:

  1. Retenção de talentos
  2. Treinamento e desenvolvimento de talentos
  3. Estar sempre à procura de talentos

Ao que parece o mais simples é a solução mais frequentemente esquecida:  reter os melhores talentos é um segredo para o sucesso. Como nós retemos os gerentes de projeto excelentes? Entenda o que motiva cada gerente de projeto e comece por aí. Para fazer isso, ajuda começar pela definição de um excelente gerente de projeto. Que qualidades são essenciais?

1 – Liderança: Sem dúvida, há poucos líderes! Já que o sucesso do projeto está diretamente ligado à liderança, ela não pode ser negligenciada. Quem tem a capacidade de influenciar os outros (seja na posição de poder ou não)? Quem é que a equipe admira? Quem está disposto a enfrentar os obstáculos iniciais? Responda a estas perguntas, e você terá sua resposta.

2 – Comunicação: Um dos fatos surpreendentes que surgiram a partir da pesquisa de lacuna de competências é que as habilidades de comunicação e apresentação têm aumentado em importância. Mesmo em campos tradicionalmente técnicos, incluindo gerenciamento de projetos, os executivos precisam melhorar significativamente as habilidades de comunicação. Você está disposto a comunicar uma má notícia? Você apenas as solta em seus colegas ou encontra uma forma de envolvê-los sobre possíveis problemas e obter o feedback deles? Você mantém todos atualizados do progresso do projeto? Você fala por que o projeto vai gerar valor? Será que cada membro da equipe compreende seu valor? Você parece interessado? Ninguém está interessado em seguir alguém que faz o projeto parecer chato – ou pior ainda, não é capaz de se comunicar de forma eficaz para ganhar o apoio de toda a organização.

3 – Capacidade de sintetizar dados e tarefas: Você pode ser o comunicador mais eficaz; no entanto, se a equipe do projeto descobre que você é incapaz de sintetizar os dados e tarefas para compreender a dimensão do problema ou situação de forma bastante rápida, você vai rapidamente perder o respeito. Isto não requer que você execute todas as tarefas sozinho ou que você entenda do assunto antecipadamente, mas exige que você seja capaz de fazer perguntas eficazes, ver as tendências e conexões e tirar conclusões. Caso contrário, você desperdiçou tempo e recursos essenciais sem nada para mostrar.

4- Capacidade de execução: Você está disposto a fazer as coisas acontecerem? Você faz acompanhamento? Solicita atualização de status? Fornece ideias bem planejadas? Ajuda a sua equipe a superar obstáculos? Tem um foco rigoroso sobre as prioridades? Gerencia o caminho crítico implacavelmente? Na minha experiência, tenho notado que aqueles que têm uma grande capacidade de execução apreciam uma liderança sólida. Assim, pelo fato da liderança ser a #1, ela irá criar um loop de sucesso.

Então, agora que você já identificou estas habilidades, você precisa encontrar e reter os melhores talentos. Primeiro, abra os olhos. Durante os últimos anos, tenho visto alguns dos melhores recursos passarem despercebidos ou desvalorizados. Esqueça os extravagantes relatórios em fichários e conversas interessantes sobre a última tendência em gestão e dê um passo para trás para ver quem está dando resultados a sua organização. Você pode se surpreender. Depois de encontrar essa pessoa, segure-a. Tudo depende da pessoa – algumas apreciam um simples obrigado, outras apreciam um trabalho interessante e outras apreciam o reconhecimento do seu valor e autonomia na tomada de decisões. Às vezes é tão fácil quanto apoiar suas decisões – o quão difícil é isso? E, lembre-se, no final das contas tudo volta para a liderança.

Em seguida, dependendo do que você encontrar dentro de sua organização, procure por esse talento no mercado. Recrutadores executivos dizem que atualmente é difícil de encontrar recursos altamente qualificados. Em vez disso, você deve ser diligente. Não se contente ou contrate o recurso mais barato e espere pelo melhor. Esta estratégia não vai entregar os resultados necessários para ter sucesso. Normalmente, as relações e conexões pessoais são a melhor fonte. Invista  dinheiro em um recrutador executivo de alto nível – não é caro se você pensar sobre o tempo perdido e dinheiro desperdiçado em não entregar resultados. Não desista! Se você é o líder, com acesso a gerentes de projetos excelentes, você vai ter uma vantagem sobre a concorrência e entregar resultados excepcionais.

Autora: Lisa Anderson

Artigo publicado originalmente no site Project Times