Aumentando a lucratividade do projeto com o BIM

Alto risco, baixa margem. Esta descrição, muito familiar na indústria da construção é o centro da atenção dos empreiteiros quando trata-se de rentabilidade e a superação das variáveis que podem, e muitas vezes vão mal.

A prova está nos números. De acordo com "Escalando a curva, pesquisa global dos proprietários de construção 2015" da KPMG, apenas um quarto dos projetos de construção nos últimos três anos finalizou dentro de 10% dos prazos originais. E a Pesquisa de Mercado Internacional de Construção de 2016 da Turner e Townsend revelou que a margem média do projeto de construção global caiu dos já baixos 6,3% em 2015 para 6,1%.

Independentemente do tamanho do projeto ou do prazo, sempre houve uma dura realidade: espere o inesperado. Mas e se você pudesse remover mais surpresas e reduzir o risco - tudo com lucros aumentados?

Fique esperto

O empurrão para o BIM originalmente começou com os proprietários que desejam resultados mais eficientes. Agora, em efeito cascata, atinge todo o processo de design e todos os stakeholders da cadeia construtiva. Este não é apenas o futuro da construção - já está acontecendo porque os benefícios do BIM são muito atraentes para ignorar. O livro Getting to Grips With BIM: um guia para pequenas e médias empresas de arquitetura, engenharia e construção informou que em 2013-2014, o BIM contribuiu significativamente para economizar mais de £ 800 milhões em custos de construção somente no Reino Unido .

A DPR Construction foi um dos primeiros campeões do BIM em 1997 e alcançou um importante avanço no campus Camino Medical Group Mountain View de Sutter Health, que foi concluído em 2007. Camino foi o primeiro projeto DPR a usar uma combinação de BIM, entrega integrada de projetos (IPD) , e metodologia Lean.

"No projeto Camino, o uso estratégico da equipe do BIM no centro médico ambulatorial de 250 mil metros quadrados resultou em economias estimadas de custo e tempo de pelo menos US $ 9 milhões e seis meses em relação à abordagem tradicional CM-at-risk", escreveu a DPR em no artigo "18 anos de BIM". "Desde então, os benefícios e serviços do BIM continuaram a evoluir. Agora, quase 10 anos após o início do projeto Camino e 18 anos desde que começamos a utiliza-lo, aplicamos BIM em 85% dos nossos projetos antes mesmo que o trabalho em campo comece". O BIM pode e impacta sobre os trabalhos de construção e etapas além.

"O setor da construção está se digitalizando - não há retorno"

Todos juntos agora

O BIM é conhecido pela visualização e os benefícios derivados dele, mas uma das maiores economias de custos que o BIM proporciona para a construção vem da colaboração inerente que promove. As barreiras existentes entre incorporadora, arquiteto, gerentes de construção e contratados são extintas. Todos estão na mesma página, e todos os dados podem ser coletados, armazenados e compartilhados. Isso faz com que as projeções e a construção real sejam muito mais precisas e transparentes. Há redução do desperdício de materiais; As linhas de tempo são justas.

Reduzir o retrabalho

O retrabalho é um dos maiores contribuintes para que os projetos de construção atinjam o vermelho. Na realidade, o retrabalho pode nunca ser completamente eliminado, mas pode ser drasticamente reduzido, economizando milhares ou mesmo milhões de dólares dependendo do projeto. A mudança de 5% para 2% do retrabalho é enorme. As informações detalhadas do BIM incluídas no modelo contribuem para a redução do retrabalho através da capacidade de melhorar a detecção de choque entre disciplinas do projeto (clash detection) e a programação de subcontratados. As equipes podem ver os problemas antes do desperdício inerente. E as partes interessadas na construção civil geralmente se envolvem muito mais cedo no processo de planejamento, já habilitado para o BIM, o que ajuda a eliminar o retrabalho nas fases iniciais do projeto.

Fique seguro

A segurança é primordial, especialmente para prevenir e reduzir lesões e custos indiretos. O BIM ajuda nesse sentido, identificando potenciais perigos de segurança, tanto na fase de planejamento como no local. Através de visualizações, os trabalhadores podem preparar e entender toda a área para mitigar os riscos. Quando feridas e vidas potenciais estão em jogo, esta é a meta final que qualquer equipe de construção quer alcançar.




Abrace a ruptura

A gama de tecnologias disruptivas do setor de construção vão desde dispositivos móveis à realidade virtual, drones, escaneamento a laser, Internet das coisas e a nuvem. O setor da construção está se digitalizando - não há retorno. À medida que o ritmo da tecnologia inteligente continua a sua rápida ascensão, a indústria da construção deve abraçá-la para obter maiores lucros.

BIM pode ajudar as partes interessadas a lidar com todas essas tecnologias - e adaptá-las a uma maior eficiência e produtividade. China Construction Engineering Third Bureau Group Co., vencedor do prêmio AEC de excelência, utilizou recentemente o BIM como plataforma unificada para aplicações da Internet de Coisas no local de construção do projeto "Tencent Beijing Headquarters".

"Usando sensores e dispositivos conectados à nuvem, monitoramos a integridade estrutural dos componentes de construção, acompanhamos a temperatura do concreto e descobrimos a localização do pessoal e dos materiais", diz Yan Bin, engenheiro-chefe. "Todos esses dados são enviados para a nuvem em tempo real. O resultado? Um projeto mais eficiente e um edifício de qualidade superior ".

Allison Huffman é gerente de marketing da iniciativa da indústria para a Autodesk. Uma versão deste artigo apareceu anteriormente no Construction Executive.


Gostou do artigo? Lembrou de alguém? Comente, compartilhe.


MAIS LIDAS

ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM MARCOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

WORKSHOP BIM PARA INSTALADORAS

RESIDENCIAL DAMHA IV PRESIDENTE PRUDENTE

EDIFÍCIO ALAMEDA SANTOS E SEUS DESAFIOS DE TERRENO E LOGÍSTICA

6 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER

COMO O STARBUCKS UTILIZA BIM E VR PARA TRAZER ASPECTOS LOCAIS AOS SEUS ESTABELECIMENTOS NO JAPÃO

DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017  

SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO

DOX GANHA DESTAQUE EM MÍDIA ESPECIALIZADA EM SHOPPING CENTERS

DOX APRESENTA CASE VENCEDOR DO PRÊMIO EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP NO ROAD SHOW BIM EM PORTO ALEGRE



Repost de PNM TECNOLOGIA

Fonte Original: Redshift Autodesk, originalmente em inglês, publicada em 18/08/2017, por Allison Huffman | Redshift

Tradução: PNM Tecnologia

Imagem: Reprodução