Como o BIM foi aplicado no mais complicado projeto de Walt Disney

O Castelo do Livro de Histórias Encantadas para o Disney Shangai Resort foi o maior dos castelos da Disney a serem desenhados em 3D com a ajuda de vários programas e processos do Building Information Modeling (BIM).

Devido a incorporação do fluxo de trabalho e a inovadora tecnologia BIM, o projeto foi contemplado com o Prêmio 2014 AIA TAP (Prática Tecnológica na Arquitetura), premiação voltada para a inovação no Processo de Entrega. Espera-se que o projeto seja aberto em 2015.

Várias abordagens de design foram aplicadas com o projeto, pois continha um interior moderno e complexo, além de uma escadaria central de duas hélices, restaurante, bombas de fonte, um sistema de passeio de barco e suas instalações de manutenção, um salão para crianças e muitos outros. O BIM foi utilizado para modelagem 3D e coordenação de todas as disciplinas de design associadas ao projeto.

O design ajudou a colaboração em nuvem, que facilita a distribuição de modelos sem problemas, com menos revisões para comunicações e detalhes superiores.

A colaboração suportada pelo BIM através da web-based social, videoconferências e computação baseada em nuvem também harmonizou vários membros da equipe do projeto para sites de construção de construção, facilitando a entrega eficiente de marcos importantes do projeto.

A equipe de arquitetura aplicou o software Revit, mas as disciplinas Estruturais e MEP dentro da equipe preferiram ir com o AutoCAD. Para mudar os dados em várias disciplinas, a equipe também desenvolveu um fluxo de trabalho interno. Os arquivos de design forneceram uma saída de informações arquitetônicas do Revit todos os dias para as outras disciplinas através de vários scripts personalizados.

Para criar simultaneamente o design do projeto, cerca de 142 disciplinas envolvendo arquitetos, engenheiros e subcontratados trabalharam juntos em diversos locais do mundo.

Para circular a informação entre os membros da equipe que pertenciam aos dois lados (Glendale e em Xangai) do mundo, um diagrama de informações BIM foi criado para se obter a visão dos responsáveis pelo que e como as informações eram transmitidas pelo mundo.

Para lidar com os problemas de conexão limitada na China, a equipe aplicou uma plataforma de colaboração da construção suportada pela nuvem, conhecida como Buzzsaw, para transmitir atualizações para o modelo BIM, que liga Glendale e Xangai.

A equipe de design centrou-se no detalhe arquitetônico depois de configurar precisamente o modelo, bem como fazer uma comunicação adequada entre ambos os lados do mundo. Um “inflado” time BIM ajudou na produção de conteúdo inteligente e parametrizado dentro do modelo. Os detalhes englobavam o terreno simulado e a ornamentação arquitetônica para um castelo medieval, composto por janelas, portas, estruturas complicadas de telhados, mirantes para as torres e escadaria central de dupla-hélice. Todos esses detalhes foram salvos como Objetos Revit em uma biblioteca central para usos posteriores em outros vários lugares diferentes do castelo.

A equipe de projeto criou convenções de nomeação padrão de objetos BIM, como beirais e janelas antigas geradas internamente. Toda essa ornamentação arquitetônica resultou em uma qualificada extração de quantitativo e gerenciamento da construção.

Os atributos alocados à geometria facilitaram aos arquitetos e engenheiros da WDI a prever uma quebra de material em relação ao edifício, o que facilitou na tomada de decisões de projeto, coordenação e operações para ter os montantes adequados sobre os materiais de concreto e outros para as duas plataformas de lançamento de fogos de artifício no prédio. Os atributos foram então designados aos objetos para saber como os materiais combateriam e resistiriam em conjunto a ação das chamas.

O modelo 3D coordenado facilitou as equipes a projetarem um edífício perfeitamente incorporado. O projeto foi concluído no prazo estabelecido e a construção iniciada no tempo previsto.


Gostou do artigo? Espalhe na rede!


MAIS LIDAS

WORKSHOP BIM PARA INSTALADORAS

RESIDENCIAL DAMHA IV PRESIDENTE PRUDENTE

EDIFÍCIO ALAMEDA SANTOS E SEUS DESAFIOS DE TERRENO E LOGÍSTICA

6 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER

COMO O STARBUCKS UTILIZA BIM E VR PARA TRAZER ASPECTOS LOCAIS AOS SEUS ESTABELECIMENTOS NO JAPÃO

DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017  

SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO

DOX GANHA DESTAQUE EM MÍDIA ESPECIALIZADA EM SHOPPING CENTERS

DOX APRESENTA CASE VENCEDOR DO PRÊMIO EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP NO ROAD SHOW BIM EM PORTO ALEGRE



Repost de PNM Tecnologia.

Fonte: G K - Construction Engineer at Construction - LinkedIn

Imagem: Reprodução

Tradução: PNM Tecnologia