DOX participa da segunda edição do Encontro Clube BIM dos Fabricantes

DOX participa da segunda edição do Encontro Clube BIM dos Fabricantes

Aconteceu no Centro de Treinamento da Deca, no dia 27 de setembro, o evento “2º Encontro Clube BIM dos Fabricantes”, uma iniciativa promovida pela Saint Gobain.


O evento teve dois objetivos principais:

1. Aproximar os fabricantes de materiais da construção civil da metodologia BIM;

2. Disseminar a metodologia como um todo, expondo alguns de seus usos e integração com outras tecnologias, convidando especialistas do assunto.


A DOX foi convidada a palestrar no evento apresentando um de seus cases utilizando a metodologia BIM. A palestra com o tema: “Utilização do BIM em processos colaborativos na obra” foi apresentada pelo diretor executivo Francisco Vasconcellos e o engenheiro Guilherme Nogueira, explanando o uso da metodologia para auxílio no planejamento e logística de uma fachada mista.


A metodologia está sendo utilizada em um dos caminhos críticos da obra e que possui considerável participação na quantidade de serviços gerais. A fachada do empreendimento é mista, composta por numerosas quantidades de peças de guarda-corpos de ferro e de vidro, caixilhos minimalistas, brises de alumínio e terraços verdes. O projeto possui pouca padronização dos terraços e uma forma geométrica que demanda um estudo preliminar intenso antes da execução dos serviços.




Foi exposto aos participantes do evento alguns subprodutos do projeto que está em andamento, mostrando a necessidade da utilização do BIM para execução da fachada e os diversos setores que estão sendo envolvidos, como por exemplo: planejamento, logística, produção, suprimentos, qualidade e segurança. Importante ressaltar que os empreiteiros estão envolvidos no projeto desde seu início.




Ainda há muito o que evoluir quando estamos falando de fabricantes de materiais de construção e suas relações com a metodologia BIM, porém eventos como esse mostram que existem empresas que já perceberam o valor do uso da metodologia em seus processos e que estar na vanguarda do mercado é um grande diferencial.


Gostou do artigo? No Blog tem mais informação de qualidade como esta. Navegue conforme o seu interesse: BIMBrandingConstrução Civil e Mercado ImobiliárioGerenciamento de ProjetosGestão, Negócios e Tecnologia e Portfólio de Projetos e Obras deixe seu comentário. E no Portfolio você acessa todos os cases de BIM.


Não esqueça de compartilhar esse conhecimento com quem você se importa!


E se você, como nós, gosta de inovação e tecnologia, e não possui em sua organização um Escritório de Gerenciamento de Projeto (EGP) ou equipe especializada em gerenciamento de projetos e obras, que integra modelos consagrados a novas soluções ambientais, clique aqui e conheça a metodologia de trabalho campeã do Prêmio BIM SindusCon-SP 2017. 




M A I S   L I D A S


CONSTRUÇÃO CIVIL PODE CRESCER ATÉ 7% COM BIM 

5 MOTIVOS PARA UTILIZAR O BIM NO PLANEJAMENTO DE OBRAS

iCON REALIZA DEBATE SOBRE INOVAÇÃO ABERTA CORPORATIVA

WORKSHOP BIM PARA INSTALADORAS

A IMPORTÂNCIA DE UM BOM GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

VEJA COMO A CERTIFICAÇÃO LEED FUNCIONA

PESQUISADORES DE HARVARD LISTAM 9 FATORES QUE TORNAM UM EDIFÍCIO BOM PARA A SAÚDE DOS USUÁRIOS

O FUTURO DA INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO

NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL - PREPAREM-SE, ENGENHEIROS

DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017

7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

COM AS TECNOLOGIAS RV, RA e RM, SERES HUMANOS E MÁQUINAS SE UNIRÃO NA FORÇA DE TRABALHO

ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM MARCOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

EDIFÍCIO ALAMEDA SANTOS E SEUS DESAFIOS DE TERRENO E LOGÍSTICA

6 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER

SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO

DOX GANHA DESTAQUE EM MÍDIA ESPECIALIZADA EM SHOPPING CENTERS

DOX APRESENTA CASE VENCEDOR DO PRÊMIO EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP NO ROAD SHOW BIM EM PORTO ALEGRE



Guilherme Marques Nogueira é Engenheiro Civil formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), integrante da equipe de operação da DOX, atuando na gestão e monitoramento do planejamento de obras da empresa, utilizando conceitos de Lean Construction e da metodologia BIM nos projetos que está envolvido. É também conselheiro da PNM Tecnologia.

Imagens: Reprodução/Divulgação DOX e Deca.