Inaugurado o primeiro elevador horizontal-vertical sem cabos do mundo da Thyssenkrupp

No dia 22 de junho de 2017, a Thyssenkrupp comemorou a inauguração de uma das inovações mais avançadas do setor de elevadores do século XXI: o MULTI.

O MULTI é o primeiro sistema de elevador sem cabos e que se move para os lados. Em vez de uma cabina por eixo movendo-se para cima e para baixo, o MULTI oferece várias cabinas, operando, acredite, em loop, como um sistema de metrô dentro de um prédio. Sem o uso de cabos, o MULTI roda em um sistema seguro de freio com vários níveis redundantes, dados sem fio e gerenciamento de energia nas cabinas. O conceito que era tão esperado hoje se torna realidade com o lançamento da primeira unidade do MULTI já em operação na torre de teste de inovação da Thyssenkrupp, em Rottweil, na Alemanha.

O lançamento mundial também marca o anúncio do primeiro contrato do MULTI com a OVG Real Estate, que é a principal empresa de negócios imobiliários de toda a Europa. Em parceria com a Thyssenkrupp, vários sistemas MULTI serão instalados no novo edifício East Side Tower, em Berlim, na Alemanha.

Representantes da indústria da construção participaram hoje do evento, incluindo desenvolvedores de alto nível, arquitetos e engenheiros de todo o mundo. Os principais participantes incluem Andreas Schierenbeck, CEO da Thyssenkrupp Elevator; Coen van Oostrom, CEO da OVG Real Estate, e Antony Wood, Diretor Executivo do Conselho sobre Edifícios altos e Habitat Urbano (CTBUH).

À medida que as cidades estão crescendo e os edifícios estão cada vez mais altos para acomodar mais pessoas, mais escritórios, os projetistas urbanos e os arquitetos enfrentam desafios significativos para mover as pessoas até seus destinos com conforto e claro, rapidez.

O MULTI pode atingir uma capacidade de transporte até 50% maior e reduzir a demanda máxima de energia em até 60% quando comparado aos sistemas de elevadores atuais, esses dois fatores significam uma melhora significativa para os prédios muito altos. Além do mais, uma vez que o MULTI pode se mover para os lados, bem como verticalmente, e sem limitações de altura, permite possibilidades sem precedentes na arquitetura e design de edifícios. Show, não é?




Outro ponto positivo do MULTI é que o mesmo requer menor espaço do que os elevadores convencionais e pode aumentar a área útil do edifício em até 25%, representando receitas extras com o aluguel do espaço adicional, por exemplo. Isto é importante, considerando que os atuais elevadores/escadas rolantes podem ocupar até 40% do espaço do prédio, dependendo da altura do edifício.

Também requer uma potência de pico mais baixa, permitindo uma melhor gestão das necessidades energéticas da edificação, reduzindo os custos de investimento em infraestrutura para o fornecimento de energia elétrica.

O primeiro elevador MULTI será instalado no novo edifício da OVG Real Estate, localizado em Berlim. A OVG é conhecida pelo seu projeto de ponta, o The Edge, que é reconhecido mundialmente por ganhar o título de “edifício de escritórios mais sustentável do mundo”. Coen van Oostrom, CEO da OVG Real Estate, afirma: “Estamos satisfeitos com a parceria com a Thyssenkrupp para ter o primeiro MULTI instalado no nosso mais recente projeto, The East Side Tower, em Berlim. O prédio – adjacente à Arena Mercedes-Benz e vizinho da Warschauer Strasse – será um novo marco de Berlim. O que impulsiona a OVG é a preocupação constante com inovação contínua em tecnologia inteligente, sustentabilidade e bem-estar, o que mantém nossa empresa um passo à frente da nossa concorrência. A tecnologia inovadora que o MULTI traz para nosso emblemático projeto é um diferencial perfeito para nós”.

Já para Antony Wood, Diretor Executivo da CTBUH: “Este é talvez o maior desenvolvimento na indústria de elevadores desde a invenção do elevador há cerca de 165 anos. O ‘santo graal’ para elevadores tem sido o movimento vertical por uma corda sob tensão – em direção a um sistema que permite o movimento em direções inclinadas ou horizontais. MULTI, mais do que qualquer outro produto entregue até o momento, realmente mostra o caminho a seguir para tal potencial. Isso tem a capacidade de transformar a indústria como um todo, mudando a forma como as edificações altas são projetadas e permitindo projetos de núcleo muito mais eficientes, bem como uma melhor conectividade nos edifícios “.

O passeio inaugural de MULTI está sendo na torre de teste de 246 metros em Rottweil, sede do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Thyssenkrupp na Alemanha. A torre foi especificamente projetada com o futuro em mente. Na torre, a Thyssenkrupp prova e certifica inovações na tecnologia de elevação. Com 12 poços para testes e velocidades de viagem de até 18 metros por segundo, a torre oferece possibilidades sem precedentes para enfrentar os desafios futuros dos edifícios e das cidades. Três eixos foram dedicados para testar o sistema de elevador MULTI sem cabo.



Autor: Ademilson Ramos, para EngenhariaE, em 22 de junho de 2017.

Imagens: Divulgação