Ingredientes-chave para projetos de sucesso

Esta poderia ser uma longa lista … especialmente considerando as listas intermináveis ??de responsabilidades conhecidas e desconhecidas para o gerente de projeto a cada novo projeto. Parece estar sempre mudando, mas ainda assim temos que estar preparados.

A fim de gerenciar e liderar com sucesso (não são as mesmas coisas coisa, é claro) um projeto, a equipe e o cliente em uma base contínua com recorrentes sucessos, aqui está a minha lista de quatro características-chave que, no mínimo, o gerente de projeto deve possuir.

 

Encarar a ambiguidade de frente

 

Esta competência será particularmente desafiadora se o gerente de projeto está mais voltado a aspectos técnicos. O gerente de projeto frequentemente receberá sinais mistos ou possivelmente até mesmo dados contraditórios. O gerente de projeto deve desenvolver processos para encontrar a verdade e estreitar as entradas, sem ficar excessivamente frustrado. Se você é orientado pelos detalhes, isso pode ser difícil.

 

Honestidade e integridade

 

Embora virtudes óbvias, essas características são dignas de menção específica. Sempre que são realizados estudos sobre os traços que as pessoas mais admiram ou desejam em líderes, honestidade e integridade sempre chegam ao topo. Uma das melhores características comportamentais de um gerente de projeto é ser conhecido como alguém que faz o que diz que vai fazer. O gerente de projeto que pratica isso será mais fácil de seguir e receber ordens, conforme vocês se movem através do projeto. Intimamente relacionado, está o problema da integridade, ou seja, ter uma reputação como alguém que vai seguir seus princípios, mesmo em face da adversidade ou tentação. Os membros da equipe do projeto estão vendo você, e se eles sempre enxergam você exibindo estas características, eles provavelmente vão segui-lo a qualquer lugar.

 

Seja um generalista

 

Os gerentes de projetos devem sempre estar pensando em termos do panorama geral. Isto pode ser um desafio para aqueles que estão acostumados com o foco mais restrito. O gerente de projeto certamente deve possuir amplo conhecimento em diferentes áreas, mas o crucial é que você deve prestar atenção e se preocupar com tudo e todos. O gerente de projeto não pode se concentrar em todos os detalhes minuciosos, mas ele precisa estar em contato com tudo e estar em comunicação contínua com todos no projeto. Perder o contato é perder o controle. O gerente de projeto não pode deixar isso acontecer.

 

Tolerar a incerteza

 

Tal como acontece com a ambiguidade, isto é particularmente desafiador se o gerente de projetos vem de uma área técnica. A maioria das pessoas tecnicamente orientadas está acostumada com a precisão, detalhes e muita informação. As coisas são bem planejadas – bem definidas. Isso nem sempre é o caso para o gerente do projeto. Há muitos riscos, muitos pressupostos que têm de ser feitos, e as principais decisões têm de ser feitas com menos dados do que seria o ideal. Na condição de gerente de projeto, muitas vezes é a norma ter que tomar muitas decisões com menos informação do que você sente que precisa. Você deve condicionar-se a tomar decisões que são só aceitáveis??, e não perfeitas.

 

Resumo

 

Na realidade, esta lista não é definitiva. Eu já escrevi listas antes e esta é diferente da minha última. Eu tenho certeza que eu poderia escrever uma lista de 100-200 características se eu tentasse agora. Mas vamos ouvir dos nossos leitores… Quais traços essenciais você considera que devem ter os gerentes de projetos que gerenciam seus projetos? Quais são os “mais importantes”?

 

Autor: Brad Egeland

Artigo publicado originalmente no site OnTrack