Liderando projetos com integridade

Alguns meses atrás, eu escrevi sobre os princípios essenciais da liderança, e parece que um deles realmente mexeu com os leitores. Esse princípio é a integridade. E, enquanto me preparava para escrever algumas reflexões sobre o papel da integridade na liderança, vários exemplos do motivo pela qual a integridade é tão importante me vieram à mente.

Tomemos o caso do senador dos Estados Unidos acusado de plagiar seu trabalho de tese na faculdade, ou a pena aparentemente branda que o comissário da Liga Nacional de Futebol Americano atribuiu a uma das estrelas da liga a respeito de um incidente de violência doméstica, quando outras infrações comparáveis ??tiveram penas muito maiores.

O que estas duas situações têm em comum é a falta de integridade que, na superfície, parece ser impulsionada por tomar o caminho mais fácil. Integridade é muitas vezes definida como “fazer a coisa certa quando ninguém está olhando”, embora eu não ache que seja uma definição bastante apropriada. Integridade é o ato de fazer a coisa certa, mesmo que seja extremamente difícil.

Dito isto, aqui estão algumas dicas sobre como você pode liderar suas equipes de projeto com integridade:

 

1 - Lidere Honestamente

A fundação da liderança e da integridade está em liderar com honestidade. Você não pode dizer a todos tudo o que eles querem ouvir o tempo todo e ainda conseguir com que as coisas sejam feitas. Os negócios não funcionam assim e a vida não funciona assim. Assim, para ser um líder de alta integridade, você precisa ser honesto em todos os casos. Como Erika Flora, PMP, PgMP, me disse recentemente, ser um líder exige que você “seja brutalmente honesto e forneça feedback que às vezes as pessoas simplesmente não querem ouvir“. Você pode colocar isso para funcionar, definindo expectativas claras e realistas de sua equipe, patrocinadores e stakeholders desde o início, e não se permitindo prender-se a expectativas irreais apenas para fazer todo mundo feliz.

2 - Assuma as Responsabilidades

Eu estive em uma série de organizações que enfrentaram um desafio de assunção de responsabilidade em seus projetos. O que isto significa é que as pessoas estão correndo por aí em altos cargos e com a expectativa de que seus subordinados irão reportar a eles quaisquer dificuldades. Enquanto tudo está caminhando de acordo com o plano, tudo está maravilhoso. Mas, assim que o projeto sai dos trilhos, o “líder” começa a apontar os dedos e distribuir a culpa para ajudar a aliviar a sua responsabilidade. Não faça isso. Ser um líder e ter integridade significa que você tem que assumir a responsabilidade por seu desempenho e de sua equipe, seja bom ou ruim. Enquanto líder, você deve sempre começar o projeto dizendo para sua equipe algo mais ou menos assim, “Em última análise, eu sou responsável pelo sucesso ou fracasso deste projeto, mas eu não posso fazer isso sem vocês“.

3 - Divida os Holofotes

Para ser um líder forte de alta integridade, você precisa permitir que os membros de sua equipe também recebam um pouco do brilho e da adulação que vêm com as metas alcançadas, projetos entregues que excedem as expectativas e alto desempenho geral. Permitir que os membros de sua equipe recebam essa parcela da atenção tornará muito mais fácil para você obter o apoio deles em questões difíceis ou situações complicadas no futuro, porque eles vão enxergá-lo como o tipo de gestor que lhes permite receber reconhecimento. Da mesma forma, quando se trata de dar más notícias e aceitar críticas, receber a culpa e não procurar compartilhá-la com a sua equipe irá gerar uma grande quantidade de boa vontade. E nunca, nunca use um dos membros de sua equipe como um bode expiatório por algo que é de sua inteira responsabilidade.

Como você vê a integridade se desenrolando em sua equipe atual?

 

Artigo publicado originalmente no site ProjectManagement.com 

Autor: Dave Wakeman