Norma NBR 16590 entra em vigor

Entrou em vigor as partes 1 e 2 da NBR 16590, que estabelece requisitos e critérios para a utilização de compostos poliméricos não cimentícios para o assentamento de blocos e tijolos na composição de sistemas verticais de vedação interna e externa (SVVIE). O texto da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) também especifica os métodos de ensaio do material.


"A norma foi criada visando a padronização da produção e do uso de compostos poliméricos, de modo a ser garantido o desempenho dos sistemas que a utilizam. Não havia instrução ou diretriz, apenas observância por parte de alguns produtores da norma de desempenho", explica a professora mestre em engenharia civil, Fernanda Pacheco, participante da comissão CEE-226 - Composto Polimérico para Assentamento.


A normativa é baseada na NBR 15575:2013 e em outras duas normas internacionais para a realização dos ensaios de caracterização, a ASTM E 1252 e ASTM D6370. A partir de agora serão exigidos ensaios alusivos à composição do composto, para que seja possível prever a qualidade na sua aplicação e a garantir nos sistemas verticais de vedação.


Fernanda Pacheco ressalta que o composto polimérico substitui a argamassa convencional "Sua finalidade é a utilização no assentamento de blocos na formação de sistemas verticais de vedação. Este composto, no entanto, restringe-se aos sistemas apenas de vedação, sem finalidade estrutural. Também não é empregado para revestimentos ou preenchimento de vãos", frisa.


Para acessar a NBR 16590-1 clique aqui e a NBR 16590-2 aqui.


Autor: Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb

Imagem da Internet