O outro papel do Gerente de Projetos

Compartilhando tudo isso com outros gerentes, então eu não estou realmente evoluindo nessa função. Também não estarei aumentando o valor de minha empresa, nem de meus colegas ou clientes. 

Muito do que escrevo – e outros gerentes de projetos escrevem – sobre opiniões e experiências, através de artigos, parece ser algo lógico ou de conhecimento comum. Mas se ajuda, reafirma ou fornece orientação a pelo menos um único gerente de projeto munido de problemas, então tem servido a seu propósito. Como gerentes de projetos, nós todos precisamos entender algumas das armadilhas que podem afetar um gerente e sua equipe, enquanto se esforçam para concluir com sucesso o longo caminho feito junto ao projeto. E, uma vez que, felizmente, ainda não experimentamos todos os sucessos, fracassos, e problemas conhecidos no mundo da gestão de projetos, é bom o fato de podermos nos educar e nos orientar, uns aos outros, ao longo da jornada. É disso que se trata a nova função do gerente de projetos que mencionei. Essas ações incluem também a equipe envolvida no projeto – considerando que eles podem se tornar os próximos gerentes de projetos ou ao menos, providenciando o resultado diário do trabalho, esperam por adquirir funções de liderança e tomar decisões como parte de um time pequeno e altamente focado.

O aprendizado de um Gerente de Projetos não pode parar

Se você for como a maioria dos gerentes de projetos que eu conheço, espere encontrar muitas pessoas que não compreendem inteiramente os pontos mais minuciosos da gestão de projetos, tais como gerenciamento de recursos, gestão orçamentária e a programação detalhada das tarefas do projeto. O que também muito se perdeu é a necessidade de, muitas vezes, utilizar a influência ao invés de autoridade para fazer as coisas. Isto será especialmente verdadeiro em organizações que estão apenas começando a usar o gerenciamento de projetos de forma formalizada ou contam com uma abordagem tradicional de gestão funcional. Dedique tempo para educar os outros sobre gerenciamento de projetos, sempre que você sentir que há uma lacuna no conhecimento. Eventualmente, esta prática o beneficiará, assim como fará com que os demais entendam melhor você e a natureza da sua vida como gerente de projetos.

Para mim, escrever artigos e discutir problemas e experiências de gerenciamento de projetos em fóruns e mídias sociais, é muito recompensador e informativo. Eu tenho vontade de compartilhar conhecimento e sei que com certeza obtenho informações dos outros também. Sinto que aprendo bastante nesse processo, através de comentários positivos, feedback e compartilhamento de experiências de nossos leitores.

Sumário

Não importa em qual direção vai o processo de aprendizagem. Se nos empurram para uma função sênior de gerenciamento de projetos em uma organização que acaba de criar seu escritório de projetos, ou estamos prestando consultoria em uma startup que está tentando incorporar obedientemente as melhores práticas de gerenciamento, desde o primeiro dia, é nosso trabalho ajudar aqueles que irão conduzir projetos futuros a obter as técnicas para melhor desempenhar o papel de Gerente de Projetos. É também nosso trabalho nos aproximarmos dos gerentes de projetos mais experientes, os quais consideramos serem praticantes das melhores práticas, para que nos ajudem e nos orientem naquelas situações sem solução em que às vezes nos encontramos. O compartilhamento de importantes lições faz muito bem a todos nós e nos torna melhores Gerentes de Projetos nas organizações em que estamos trabalhando ou prestando consultoria. Como diz o ditado, se nós não aprendermos com o passado, estaremos inclinados a repeti-lo. Não façamos isso…

Autor: Brad Egeland

Artigo publicado originalmente no site OnTrack