O poder de transformação do urbanismo tático

Pode ser um parklet, uma mini praça, uma pintura no chão para mudar o desenho de uma rua. Cidades em diversas partes do mundo – e, também, aqui no Brasil – estão partindo de intervenções temporárias para catalisar projetos de longo prazo que melhorem a segurança viária e ajudem a criar espaços públicos de qualidade. A técnica, chamada de “urbanismo tático” (do inglês tactical urbanism), promove a reapropriação do espaço urbano por seus principais usuários: as pessoas.


                              

                            Herald Square, em Nova York: intervenções de desenho urbano garantem mais segurança

                            e qualificam os espaços públicos (Foto: NYC DOT/Flickr)


O movimento ganha força em um contexto de crise nas áreas urbanas, no qual os governos enfrentam dificuldades para entregar a uma população crescente serviços urbanos básicos, como habitação e transporte de qualidade. Ao conferir novos sentidos para os lugares a partir de mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo, o urbanismo tático cria cidades mais amigáveis aos moradores e, muitas vezes, motiva as pessoas a repensarem seus hábitos por meio dos diferentes encontros e trocas que esses espaços possibilitam.


Os projetos em geral têm como objetivo a readequação do espaço viário e/ou a valorização dos espaços públicos, mas mudam conforme as necessidades de cada local. Em determinada rua, por exemplo, a principal necessidade pode ser calçadas mais amplas. Em outra área, o ponto crítico pode ser um cruzamento no qual os pedestres necessitam de mais segurança para fazer a travessia.


De forma semelhante, os agentes liderando uma iniciativa de urbanismo tático também variam. Os projetos podem partir do poder público, de organizações da sociedade civil, da iniciativa privada ou da própria população. Independentemente de quem coordena a ação, contudo, estamos falando obrigatoriamente de um processo que deve dialogar com a comunidade afetada pela mudança.


Por que utilizar o urbanismo tático


A abordagem do urbanismo tático pode ser aplicada na fase de avaliação e coleta de dados que irá embasar o desenvolvimento de um projeto, como ferramenta de participação popular em ações lideradas pelo setor público ou, ainda, como forma de expressão cívica no espaço urbano, no caso de iniciativas lideradas por grupos comunitários ou organizações não governamentais.


Também chamada de “urbanismo faça-você-mesmo” e “acupuntura urbana”, a técnica traz benefícios que abrangem ao mesmo tempo as cidades e as pessoas:


1. Inspirar ações e estimular a implementação de novos projetos.

2. Chamar a atenção para lacunas políticas ou de desenho urbano e permitir que as pessoas experimentem fisicamente uma rua diferente.

3. Ampliar a participação social, uma vez que projetos de urbanismo tático possibilitam que as pessoas expressem suas visões e preferências a partir da vivência prática.

4. Aprofundar a compreensão das necessidades locais, seja na escala do bairro, de uma quadra ou apenas de um edifício.

5. Coletar dados a partir da experiência real de uso das vias e espaços públicos.

6. Estimular as pessoas a trabalharem juntas de novas maneiras, fortalecendo laços entre vizinhos, organizações, comércio local e poder público.

7. Testar elementos de um projeto ou plano antes de fazer investimentos políticos ou financeiros em intervenções permanentes.


Onde já deu certo


Nova York, nos Estados Unidos, é uma das referências de implementação bem-sucedida de um projeto de urbanismo tático. A cidade transformou a área da Times Square, aumentando o espaço dedicado aos pedestres.

O projeto teve início em 2009, com a instalação de cadeiras de praia durante três dias, formando uma praça efêmera. No ano seguinte, a praça foi remodelada com tintas e materiais temporários, e durante dois anos, até 2012, foram avaliados os impactos e realizados os ajustes para o projeto final, implementado em 2014. Elementos cruciais para o sucesso do projeto foram o trabalho em conjunto com a comunidade, a formação de parcerias e inclusão de diferentes atores, a estratégia de comunicação e a avaliação dos impactos da mudança (tráfego, acidentes, novos negócios).

Times Square antes e depois das intervenções (Fotos: NYC DOT/Flickr)


A transformação não ficou só na Times Square. De 2009 para cá, diversas ruas e avenidas da cidade também foram reformuladas, ganhando novas ciclovias e espaços públicos: Kent Avenue, Madison Square, Sands Street, Herald Square, Queensboro Bridge e 9th Avenue, entre outras.

Felizmente, nem só de exemplos internacionais vive o urbanismo tático. Em solo brasileiro, Fortaleza e São Paulo são duas cidades que já conhecem os benefícios de intervenções desse tipo. Em 2017, os bairros Cidade 2000, na capital cearense, e Santana, na Zona Norte da capital paulista, receberam mudanças para requalificar o espaço das vias e oferecer mais segurança às pessoas.


Pinturas e mobiliário urbano mudaram a Avenida Central da Cidade 2000, em Fortaleza (Foto: Rodrigo Capote/WRI Brasil)


Em Santana, Zona Norte de São Paulo, pinturas ajudaram a melhorar a segurança de cruzamentos e vias do bairro (Foto: Victor Moriyama/WRI Brasil)


Também em São Paulo, a iniciativa A Batata Precisa de Você promove a ocupação do Largo da Batata de forma ativa e saudável. O movimento é organizado por moradores e frequentadores do largo, com o objetivo de fazer do local o “ambiente de estar e não apenas de passagem”.


Os projetos do Centro Aberto são outro exemplo de urbanismo tático, aproveitando estruturas já existentes através de novos usos e, com isso, conferindo novos sentidos aos lugares.


(Foto: Prefeitura de São Paulo)


Na Rua Galvão Bueno, a proposta foi transformar um trecho em calçadão, ampliando as calçadas e os espaços de convivência:


(Foto: Prefeitura de São Paulo)


Esses são apenas alguns exemplos do impacto que intervenções de urbanismo tático podem ter nas cidades e no dia a dia das pessoas. Mais segurança, novos espaços de convívio, novos usos do espaço público – cidades mais vibrantes e humanas.




Gostou do tema? Você é a favor dessa intervenção no urbanismo das cidades, transformando estruturas e renovando as suas formas de uso, a fim de melhorar as condições de circulação e a segurança viária?

Não esqueça de compartilhar esse conhecimento com quem você se importa! E de enriquecer esse conteúdo deixando sua mensagem nos comentários. 


No Blog tem mais informação de qualidade como esta. Navegue conforme o seu interesse: BIM, Branding, Construção Civil e Mercado Imobiliário, Gerenciamento de Projetos, Gestão, Negócios e Tecnologia e Portfólio de Projetos e Obras deixe seu comentário. 

Também quer ver seu texto publicado aqui no Blog da DOX? Entre em contato com a gente pelo e-mail marketing@doxplan.com :)


Agora, se você, como nós, gosta de inovação, tecnologia e processos bem definidos, e não possui em sua organização um Escritório de Gerenciamento de Projeto (EGP) ou equipe especializada em gerenciamento de projetos e obras, que integra modelos consagrados a novas soluções ambientais, clique aqui e conheça a metodologia de trabalho campeã do Prêmio BIM SindusCon-SP 2017. 




M A I S   L I D A S


SÃO PAULO INICIA A OPERAÇÃO DOS PRIMEIROS GERADORES DE ENERGIA EÓLICA DO ESTADO

O QUE É CLT (CROSS-LAMINATED TIMBER) OU MADEIRA LAMINADA CRUZADA E COMO UTILIZÁ-LA

PRODUTIVIDADE E SUSTENTABILIDADE, AS ALAVANCAS PARA A CONSCTRUÇÃO CIVIL

SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO

UMA DAS MAIORES ESTRUTURAS DE MADEIRA JÁ CONSTRUÍDAS

CHESF INICIA ESTUDO COM PAINÉIS SOLARES EM RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E BIM

DOX ASSINA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS E OBRAS DE RETROFIT E MODERNIZAÇÃO DO SANFRA

CONSTRUÇÃO CIVIL PODE CRESCER ATÉ 7% COM BIM 

WORKSHOP BIM PARA INSTALADORAS

A IMPORTÂNCIA DE UM BOM GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

VEJA COMO A CERTIFICAÇÃO LEED FUNCIONA

PESQUISADORES DE HARVARD LISTAM 9 FATORES QUE TORNAM UM EDIFÍCIO BOM PARA A SAÚDE DOS USUÁRIOS

O FUTURO DA INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO

NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL - PREPAREM-SE, ENGENHEIROS

DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017

7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

COM AS TECNOLOGIAS RV, RA e RM, SERES HUMANOS E MÁQUINAS SE UNIRÃO NA FORÇA DE TRABALHO

ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM MARCOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

EDIFÍCIO ALAMEDA SANTOS E SEUS DESAFIOS DE TERRENO E LOGÍSTICA

6 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER

SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO

DOX GANHA DESTAQUE EM MÍDIA ESPECIALIZADA EM SHOPPING CENTERS

DOX APRESENTA CASE VENCEDOR DO PRÊMIO EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP NO ROAD SHOW BIM EM PORTO ALEGRE



Publicado originalmente por: WRI, em 14/05/2018.

Imagem Capa: Calle Bandera (Projeto Paseo Bandera), Chile.

Imagens: Reprodução/Divulgação.