Ponto de ônibus com teto verde que produz energia solar é instalado em Caxias do Sul

Um ponto de ônibus na cidade de Caxias do Sul (RS), foi restaurado na intervenção urbana, batizada de Parada Verde. O projeto foi idealizado pelo escritório de arquitetura sustentável ecco! archi studio, em parceria com a empresa de transporte coletivo Visate.

A Parada Verde se trata na verdade, de um projeto de restauração de um ponto de ônibus. O projeto usou a estrutura original do ponto de ônibus, onde fez pequenos ajustes para que pudesse colocar um teto verde, que traz benefícios para o meio ambiente e aos usuários do transporte coletivo.

As placas fotovoltaicas foram instaladas no local para que a parada seja energeticamente autossuficiente. As placas oferecem pontos de recarga de celular e garantem a iluminação da região com lâmpadas LED.




Nos bancos e no próprio telhado ainda foram utilizadas madeiras plásticas, que aproveitam resíduos da indústria moveleira em sua composição. E mais: assentos antigos de ônibus foram reformados e reaproveitados no local, e está protegido com vidro laminado, garantindo conforto, segurança e proteção contra intempéries.

Além da Parada Verde, a Visate também lançou, em parceria com a Volvo, o primeiro ônibus híbrido de Caxias do Sul, movido a biodiesel e eletricidade.


 Via: EcoD e The Greenest Post.


Autor: EngenhariaE, por Any Karolyne Galdino, em 12/04/2017.

Imagens: Divulgação