Setor da construção demanda redução de emissões e resíduos

"Dia do Meio Ambiente: setor da construção demanda redução de emissões e resíduos.

É um tema que deve chamar a atenção porque, só no Brasil, estima-se que, até 2022, serão necessárias 23 milhões de novas moradias, conforme estudo publicado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

Tecnologias que permitem a industrialização da construção trazem como grande contribuição, além da produtividade, a redução significativa dos resíduos no canteiro de obras.

É o caso dos sistemas construtivos isotérmicos em painéis sanduíche de poliuretano. É um sistema que se adequa a vários tipos de projetos com as peças encomendadas nas medidas exatas, garantindo baixa geração de resíduos.

A taxa de desperdício do material é de apenas 0,5%, o que representa oito vezes menos perdas do que o sistema tradicional.

O material é utilizado em grandes empreendimentos, como galpões industriais e alojamentos de grandes obras, mas pode ser aplicado também em construções de conjuntos habitacionais.

A economia de recursos também é relevante, já que não é necessária água em nenhuma etapa do processo produtivo, desde a fábrica até a instalação no local da obra.

Além das novas construções, os projetos de restaurações e reparos também demandam por produtos modernos e sustentáveis. Espumas expansivas aplicadas in loco em forma de spray, que oferecem isolamento térmico superior, também garantem proteção ambiental, atendendo a demanda por métodos de construção rápidos, simples, econômicos e sustentáveis.

A inovação da indústria nesse sentido está na substituição de hidrofluorcarbonetos (HFCs), que são convencionalmente utilizados como agentes de expansão em espumas, por alternativas mais ecológicas.

Elas atendem à regulamentação da União Européia, que busca um corte de dois terços nas emissões dos gases fluorados, que apresentam alto potencial para aquecimento global, até 2030.

A indústria tem a demanda de desenvolver continuamente novos produtos que reduzam os resíduos, permitam diminuição nas emissões de gases de efeito estufa e o uso sustentável dos recursos".


Quer saber mais sobre tecnologia e inovação? Navegue pelo site.


MAIS LIDAS

DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017

WORKSHOP BIM PARA INSTALADORAS

COMO O STARBUCKS UTILIZA BIM E VR PARA TRAZER ASPECTOS LOCAIS AOS SEUS ESTABELECIMENTOS NO JAPÃO

7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

COM AS TECNOLOGIAS RV, RA e RM, SERES HUMANOS E MÁQUINAS SE UNIRÃO NA FORÇA DE TRABALHO

ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM MARCOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

RESIDENCIAL DAMHA IV PRESIDENTE PRUDENTE

EDIFÍCIO ALAMEDA SANTOS E SEUS DESAFIOS DE TERRENO E LOGÍSTICA

6 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER

SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO

DOX GANHA DESTAQUE EM MÍDIA ESPECIALIZADA EM SHOPPING CENTERS

DOX APRESENTA CASE VENCEDOR DO PRÊMIO EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP NO ROAD SHOW BIM EM PORTO ALEGRE



Repost: Blog GBC Brasil

Autor: Eliandro Barbosa Felipe, engenheiro e gerente de Materiais de Performance para os segmentos de Construção Civil e Industrial da BASF América do Sul, para Blog GBC Brasil.

Imagem: Reprodução/Divulgação