+55 11 3073-0733

dox@doxplan.com

Jesuino Arruda, 676

São Paulo/SP - Brasil

BUILDING INFORMATION MODELING

O FUTURO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O BIM

O Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção é uma ferramenta estratégica, capaz de fornecer informações aprofundadas sobre cada detalhe da construção, que pode ser utilizada por todos os profissionais envolvidos de forma colaborativa.

O BIM traz uma representação virtual das características físicas e funcionais de um Empreendimento, por todo o seu ciclo de vida, servindo como um repositório compartilhado de informações para colaboração, permitindo a visualização do Empreendimento em um modelo tridimensional, geração de relatórios de conflitos entre as disciplinas, planejamento da obra, acesso às informações de quantitativos de materiais, orçamentação e dados para operação e manutenção, com atualizações em tempo real.

Como maior benefício, a plataforma possibilita produzir mais, melhor, e com menos recursos, facilitando o desenvolvimento e adoção de ferramentas de controle de custos, prazos e riscos muito mais precisas.

Possibilita também, ainda na fase de desenvolvimento dos projetos executivos, realizar simulações construtivas, de eficiência e consumo energético, de sustentabilidade, análise e desempenho de sistemas, entre outros.

Utilizada mundialmente, a ferramenta vem ganhando força e se consolidando no Brasil, especialmente quando aplicada em projetos complexos. A migração dos projetos em 2D para o BIM é uma realidade e as empresas que investirem nesta plataforma, terão uma vantagem competitiva mensurável e objetiva.

BENEFÍCIOS BIM PARA O PROJETO



Além disso é totalmente aderente ao framework de gerenciamento de projetos do PMI®, à metodologia do PRINCE2™ e aos conceitos do Lean Construction.

METODOLOGIA E APLICAÇÕES DO BIM

No gerenciamento de Empreendimentos utilizando a plataforma BIM, o conjunto de boas práticas em Gerenciamento de Projetos do PMBOK® (Project Management Body of Knowledge) do PMI® – Project Management Institute dos EUA, a metodologia de gerenciamento de projetos PRINCE2™ (Projects in Controlled Environments) do OGC - Office of Government Commerce - do Reino Unido e a metodologia Lean Construction são conectados com o intuito de garantir a qualidade do fluxo de processos que suporte os objetivos e premissas do Empreendimento.

As metodologias conectadas são consolidadas ao fluxo de processos BIM, com o objetivo de estabelecer de forma clara, os procedimentos que nortearão a atuação da equipe técnica do Empreendimento. As informações dos processos de gestão e desenvolvimento do BIM contemplam as fases de concepção, desenvolvimento, construção e operação do Empreendimento.

BIM – DIMENSÕES E CARACTERÍSTICAS


Visualização, coordenação e compatibilização dos modelos

Gira em torno de um modelo de dados integrados a partir do qual as várias partes interessadas, tais como arquitetos, engenheiros, construtores, fabricantes e proprietários do projeto podem extrair e gerar pontos de vista e informações de acordo com suas necessidades. Visualizações tridimensionais permitem aos participantes ver em tempo real as modificações feitas em uma parte do projeto, serem modificadas automaticamente nas outras partes. O BIM 3D ajuda os participantes a gerenciar sua colaboração multidisciplinar de forma mais eficaz na modelagem e na análise de problemas espaciais e estruturais complexos. Além disso, cada ponto do modelo virtual possui uma informação parametrizada, de forma que podemos prever a durabilidade de todos os componentes durante todo o ciclo de vida da edificação.

CONHEÇA ALGUNS CASES DE USO DO BIM