O Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção é uma ferramenta estratégica, capaz de fornecer informações aprofundadas sobre cada detalhe da construção, que pode ser utilizada por todos os profissionais envolvidos de forma colaborativa.
O BIM traz uma representação virtual das características físicas e funcionais de um Empreendimento, por todo o seu ciclo de vida, servindo como um repositório compartilhado de informações para colaboração, permitindo a visualização do Empreendimento em um modelo tridimensional, geração de relatórios de conflitos entre as disciplinas, planejamento da obra, acesso às informações de quantitativos de materiais, orçamentação e dados para operação e manutenção, com atualizações em tempo real.
Como maior benefício, a plataforma possibilita produzir mais, melhor, e com menos recursos, facilitando o desenvolvimento e adoção de ferramentas de controle de custos, prazos e riscos muito mais precisas.
Possibilita também, ainda na fase de desenvolvimento dos projetos executivos, realizar simulações construtivas, de eficiência e consumo energético, de sustentabilidade, análise e desempenho de sistemas, entre outros.
Utilizada mundialmente, a ferramenta vem ganhando força e se consolidando no Brasil, especialmente quando aplicada em projetos complexos. A migração dos projetos em 2D para o BIM é uma realidade e as empresas que investirem nesta plataforma, terão uma vantagem competitiva mensurável e objetiva.
Além disso é totalmente aderente ao framework de gerenciamento de projetos do PMI®, à metodologia do PRINCE2™ e aos conceitos do Lean Construction.
No gerenciamento de Empreendimentos utilizando a plataforma BIM, o conjunto de boas práticas em Gerenciamento de Projetos do PMBOK® (Project Management Body of Knowledge) do PMI® – Project Management Institute dos EUA, a metodologia de gerenciamento de projetos PRINCE2™ (Projects in Controlled Environments) do OGC - Office of Government Commerce - do Reino Unido e a metodologia Lean Construction são conectados com o intuito de garantir a qualidade do fluxo de processos que suporte os objetivos e premissas do Empreendimento.
As metodologias conectadas são consolidadas ao fluxo de processos BIM, com o objetivo de estabelecer de forma clara, os procedimentos que nortearão a atuação da equipe técnica do Empreendimento. As informações dos processos de gestão e desenvolvimento do BIM contemplam as fases de concepção, desenvolvimento, construção e operação do Empreendimento.