7 passos para aprimorar a colaboração dentro de sua equipe

A melhor colaboração proporciona o aperfeiçoamento das aptidões de cada pessoa, utilizando as sugestões de todo o quadro, inspirando cooperação e criando um vínculo criativo entre todos os envolvidos.

Aqui estão 7 maneiras eficazes de criar uma equipe colaborativa:

1. Agregar e acomodar

Todo bom gerente de projeto vai colocar as ideias e os planos sobre a mesa. O mais colaborativo será altamente hábil em alinhavar as sugestões, ideias e metas de sua equipe para uma melhor consolidação. Projetos multidisciplinares complexos precisam empregar metodologias ágeis, que implicam em inovação da parte de todos os stakeholders, para alcançar o sucesso. A utilização de dados em tempo real ajuda os participantes a observarem o que está, ou não, funcionando, permitindo ajustes durante o processo. A colaboração bem sucedida é um conglomerado das melhores ideias, e que se mostra adaptável e flexível.

2. Ouça primeiro

Um colaborador eficaz sabe coordenar diferentes ideias, gerando soluções viáveis. Chegar à raiz de algum novo conceito ou sugestão exige escuta ativa, ouvindo dinamicamente a todos com interesse no resultado, antes de mapear uma trajetória. A escuta ativa deve proporcionar o feedback para confirmar e esclarecer a informação compartilhada, permitindo discuti-la em tempo real. O bom colaborador será capaz de responder da forma mais eficaz, uma vez que todas as partes foram ouvidas. Os membros da equipe do projeto querem se sentir valorizados, e sendo ouvidos é onde começa a valoração.

3. Energize

Os melhores colaboradores presumem que os demais estão trabalhando duro e de forma inteligente. Um gerente de projetos eficaz e colaborativo pode trazer inspiração e energia para uma sala de reunião ou diálogo, ajudando os membros da equipe a se sentirem valorizados. Eles manifestam apreço sincero por um trabalho bem feito. Quando uma crítica é oferecida de forma refletida e com o espírito de “o seu trabalho é importante para o sucesso deste projeto”, uma colaboração eficaz torna-se natural. Ao falar de questões que precisam ser realinhadas, fazê-lo de maneira que torne a equipe motivada acerca do que seja viável. Uma equipe motivada e energizada é o ativo mais consistente de um projeto.

4. Mantenha-se aberto

Grandes colaboradores sempre conservam a mente aberta, e sabem que ideias brilhantes podem vir do inesperado. A abertura também é fundamental na construção de uma atmosfera de confiança. Relações de trabalho são bem sucedidas quando os funcionários se sentem confortáveis o suficiente para expressar suas preocupações e formular sugestões. Funcionários satisfeitos expõem suas inquietações descontraidamente e fazem perguntas, e eles sabem onde buscar as respostas. Permanecer sempre aberto a novas propostas, avaliar as realizações e tecer críticas refletidas, capacita integralmente a equipe. O resultado para o projeto: resolução mais rápida de problemas, uma equipe de trabalho mais saudável, mais confiável e, em última análise, a otimização do desempenho.

5. Seja transparente

Os gerentes de projetos mais eficazes estão mais preocupados com soluções do que com seus títulos e cargos. Se ocorrer uma sugestão fantástica, ele dá o crédito onde o crédito é devido, independentemente da origem. Além disso, os gerentes efetivos definem claramente as expectativas, e compartilham as informações com o grupo. Comunicação clara e inclusiva permite aos membros da equipe entender que eles são importantes o suficiente para que se diga a verdade. Ao compartilhar detalhes com a equipe de projeto, se aumenta o sentimento de comunidade no ambiente de trabalho e se fortalece o espírito de colaboração. Equipes prosperam em ambientes que estimulam a Tentativa e Erro, e incentivam a participação.

6. Divirta-se!

É atribuído a Platão ter dito que você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa. Uma organização ou projeto é mais bem sucedido quando a moral, a motivação e a confiança estão elevados. Diversão em grupo, desde almoços numa terça-feira a uma noite de boliche para reuniões, onde o humor e otimismo têm sempre lugar, faz uma diferença bastante positiva no sentido de ajudar os membros da equipe de diferentes setores, de um mesmo projeto, a sentirem-se conectados. Ambientes saudáveis de projetos integram eventos e comportamentos apropriados para estabelecer um relacionamento de camaradagem, favorecendo o sentido de correlação e responsabilidade, que vai além de cronogramas e prazos.

7. Supere a insularidade

Os gerentes de projetos mais eficazes vão saber que as partes mais fortes irão formar conjuntos mais resistentes. Grupos de trabalho têm a tendência ao isolamento para se proteger. No entanto, o local de trabalho de hoje está aparelhado pra operar melhor sem confinamentos. Portanto, em vez disso, faça da colaboração uma meta e mantenha cada membro da equipe responsável de sua participação.

Sustente o diálogo, conectando-se com frequência através da tecnologia disponível. O sentido de propósito comum vai fazer da colaboração uma atitude natural. Procure um tema de interesse coletivo e questões emergentes de proveito mútuo. Incentive os membros da equipe a se conectar e discutir.

Autora:  Amanda Kelly

Artigo publicado originalmente no site Project Times