Como o Metaverso pode ser usado na Construção Civil

Quando éramos crianças, imaginávamos o futuro com carros voadores, robôs domésticos e outras tecnologias importadas direto do mundo dos Jetsons. Mas quem diria que o futuro da construção civil poderia estar no metaverso? É o que dizem os especialistas.

 

O metaverso é uma das maiores apostas do nosso setor e isso ficou claro na FEICON. Que tal ver algumas formas como essa tecnologia pode ser usada?

 

Uma das soluções apresentadas foi a dos gêmeos digitais, ou seja, um determinado empreendimento teria um clone digital para prever problemas antes que eles aconteçam no mundo físico, ajudando a diminuir custos e riscos no processo de construção. Juntamente com isso, será possível planejar cidades inteiras primeiramente no cenário digital, ouvindo os desejos da população e analisando o que seria possível trazer para o mundo real.

 

Outra possibilidade é a atuação remota de arquitetos e engenheiros de forma integrada, sem abrir mão da interação com o canteiro de obras e seus colegas de trabalho. Através da realidade virtual, os clientes também poderão visitar os empreendimentos de forma mais realista, aumentando a chance de venda.

 

Será que o metaverso é realmente o futuro da construção? Só o tempo dirá.