ConectaDOX Edição 46 - CECarbon

Você já conhece a CECarbon?

A ferramenta criada pelo SindusCon-SP permite calcular as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e o consumo energético relacionados à construção civil foi tema do nosso último ConectaDOX.

As especialistas Lilian Sarrouf e Vanessa Dias do COMASP (Comitê de Meio Ambiente) do SindusCon-SP, falaram sobre a criação da calculadora (que inclusive teve participação da DOX!), seu uso, além dos próximos passos previstos para adoção da ferramenta no #46 ConectaDOX.

A CECarbon permite calcular as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e o consumo energético relacionados a construção de uma edificação, levando em consideração o ciclo de vida dos insumos da obra, desde a sua exploração até o momento do seu uso na fase construtiva.

A ferramenta visa contribuir com a gestão climática e energética da indústria da construção civil, a partir da padronização de métricas e premissas e da consolidação consistente de dados entre empresas e outros atores do segmento. O uso contínuo da ferramenta permitirá a criação de indicadores relevantes para o setor da construção civil, além de possibilitar melhores escolhas, a partir dos resultados apresentados.

A CECarbon permite a inserção de dados em momentos distintos de uma obra. Com a possibilidade de três edições, é possível comparar dados de projeto com o efetivamente realizado, contando ainda com uma etapa intermediária para acompanhamento. Assim, os resultados permitem compreender os comportamentos dos indicadores a depender das escolhas realizadas ao longo do processo, o que possibilita uma melhor gestão de impactos da edificação.


Se quiser conhecer mais sobre a calculadora, acesse: https://www.cecarbon.com.br/