Empresa faz casas com impressão 3D que não dependem de rede de água e energia


Casas 3D autônomas e híper econômicas


Uma fábrica em Nevada (EUA) possui uma impressora 3D capaz de produzir peças para construção de pequenas casas capazes de operar sem qualquer conexão com sistemas de energia, água e saneamento básico.

As moradias pré-fabricadas funcionam com energia solar — incluindo aquecimento e resfriamento. Um processo opcional coleta água da umidade do ar externo e dispensa a conexão com o sistema de abastecimento de água da cidade.

O projeto é um dos primeiros dos EUA a adotar um chuveiro que limpa e recicla a água, segundo a Fast Company

A casa pré-fabricada, da startup PassivDom, foi pensada para usar o mínimo possível de recursos naturais. O que permitiu que as unidades não dependessem de energia externa foi um composto de polímeros, descoberto enquanto a empresa fazia experimentos com materiais que pudessem aumentar a eficiência energética. 

A startup também descobriu que pode gerar energia elétrica suficiente para a casa usando painéis solares no telhado. Normalmente, segundo Gerbut, residências com painéis solares não são capazes de cobrir a energia necessária para o aquecimento elétrico, principalmente em climas frios.


PROJETO DA CASA INTELIGENTE E SUSTENTÁVEL DA STARTUP PASSIVDOM (FOTO: DIVULGAÇÃO/PASSIVDOM)


Para aquecer a água do banho, atividade que costuma demandar muita energia, a pequena casa utiliza um chuveiro da Orbital Systems com tecnologia que recicla água em um circuito fechado. Em alguns modelos de ducha, a água que flui para o dreno também é monitorada com sensores.

Se a água estiver liberada para purificação, flui por meio de filtros que podem remover impurezas tão pequenas quanto bactérias. Depois, é limpa com uma luz ultravioleta antes de ser reutilizada. Com isso, a água também é continuamente aquecida.

"Com o sistema, economizamos água e energia", afirmou o CEO e fundador da Orbital Systems, Mehrdad Mahdjoubi, que projetou o chuveiro após colaborar em um projeto da Nasa para moradia em Marte.

O sistema economiza, em média, 90% da água e 80% de energia na comparação com os chuveiros comuns. Ao contrário de outros modelos econômicos, o chuveiro não precisa restringir a pressão da água.

Mahdjoubi acredita que a Orbital pode eventualmente expandir sua tecnologia e ser utilizada em um sistema fechado maior nas residências do futuro — enviando água filtrada do banho para a lavanderia, por exemplo.

As novas casas da PassivDom, que estão atualmente em montagem na fábrica de Nevada, serão entregues para os primeiros clientes para teste no Arizona (EUA) este ano. A versão final das casas, por sua vez, chegará ao mercado apenas em 2020.


"O material é forte e eficiente e nos ajudou a construir casas com 20 vezes menos consumo de energia do que os edifícios tradicionais", disse Max Gerbut, CEO e fundador da empresa.




Gostou da matéria? Tecnologia e inovação sempre surpreendem, não é? Comente suas experiências e enriqueça esse conteúdo! Ah, pode espalhar :D


Agora, se você, como nós, gosta de inovação, tecnologia e processos bem definidos, e não possui em sua organização um Escritório de Gerenciamento de Projeto (EGP) ou equipe especializada em gerenciamento de projetos e obras, que integra modelos consagrados a novas soluções ambientais, clique aqui e conheça a metodologia de trabalho campeã do Prêmio BIM SindusCon-SP 2017




M A I S   L I D A S


A IMPORTÂNCIA DE UM BOM GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

O GERENTE BIM DAS GALÁXIAS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E BIM

7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

DOX ASSINA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS E OBRAS DE RETROFIT E MODERNIZAÇÃO DO SANFRA

CONSTRUÇÃO CIVIL PODE CRESCER ATÉ 7% COM BIM 

CONSTRUINDO VANTAGEM COMPETITIVA COM O PENSAMENTO LEAN

5 MOTIVOS PARA UTILIZAR O BIM NO PLANEJAMENTO DE OBRAS

WORKSHOP BIM PARA INSTALADORAS

VEJA COMO A CERTIFICAÇÃO LEED FUNCIONA

PESQUISADORES DE HARVARD LISTAM 9 FATORES QUE TORNAM UM EDIFÍCIO BOM PARA A SAÚDE DOS USUÁRIOS

O FUTURO DA INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO

NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL - PREPAREM-SE, ENGENHEIROS

DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017

7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

COM AS TECNOLOGIAS RV, RA e RM, SERES HUMANOS E MÁQUINAS SE UNIRÃO NA FORÇA DE TRABALHO

ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM MARCOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

EDIFÍCIO ALAMEDA SANTOS E SEUS DESAFIOS DE TERRENO E LOGÍSTICA

6 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER

SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO

DOX GANHA DESTAQUE EM MÍDIA ESPECIALIZADA EM SHOPPING CENTERS

DOX APRESENTA CASE VENCEDOR DO PRÊMIO EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP NO ROAD SHOW BIM EM PORTO ALEGRE



Matéria de Época Negocios Online, em 15/05/2019.

Imagem: Reprodução/Divulgação.