Empresa utiliza sistema de lasers para guiar escavação de túneis

A Acciona, empresa do segmento da construção e infraestrutura, apresentou durante um painel de novas tecnologias na "Semana de Engenharia", em Madrid, na Espanha, um sistema para construção de túneis guiados a laser. De acordo com a empresa, a tecnologia possibilita o aumento de 60% da precisão durante o processo de escavação.

O sistema utiliza o laser para projetar traços contínuos em tempo real, guiando a máquina escavadora. "Uma vez que a localização da escavação é escolhida, um computador determina as dimensões que o túnel deve ter, e o laser da máquina é projetado", explica a empresa.

A Acciona afirma que o produto tem fácil manuseio, devido ao peso reduzido de 75 kg em dimensões 100 por 45 por 55 cm, permitindo que os próprios funcionários da obra usem o equipamento sem exigir uma formação técnica adicional.

"A solução de tecnologia da Acciona reduz significativamente os custos excedentes causados por erros de curso numa escavação de túnel", diz a empresa.

Segundo a empresa, o equipamento já está sendo utilizado na rodovia B40, em Barcelona, após diversos testes durante as obras do metrô do Chile, comprovando sua total eficiência. O equipamento é desenvolvido e patenteado pela Acciona.



Autor: Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb, em 26/06/2017.

Imagem: Divulgação