Florestas verticais - Primeiras torres são lançadas na China

Pensando em como trazer mais verde para as cidades, o arquiteto italiano Stefano Boeri criou o conceito de florestas verticais, um tipo de construção inovador em que as fachadas são cobertas de árvores e plantas.

Sua empreitada mais recente, foi inaugurada em Janeiro em Huanggang, na China e consiste de duas torres com 80 metros de altura. O arquiteto criou um edifício com varandas fechadas e abertas, algo ainda não visto nas suas obras anteriores, criando assim uma composição única, em que as árvores e folhagem se encaixem perfeitamente no desenho da fachada.




Os moradores já começaram a se mudar para o local e terão a oportunidade de se conectar à natureza, mesmo vivendo em uma cidade com mais de 7 milhões de habitantes. Foram plantadas 404 árvores, 4.620 arbustos e 2.408 metros quadrados de grama perene, flores e plantas trepadeiras.


Cálculos do estúdio mostraram que as árvores e a vegetação vão absorver 22 toneladas de dióxido de carbono por ano e produzir 11 toneladas de oxigênio por ano.

Além das torres residenciais arborizadas, o empreendimento, que Stefano Boeri Architetti descreve como um "complexo verde", também abrigará hotéis e grandes espaços comerciais. Serão 5 torres no total.



“O modelo de floresta vertical em residências transformará fundamentalmente a paisagem das cidades futuras e mudará as expectativas das pessoas para a vida ecológica futura”, disse Xu Yibo, sócio de Stefano Boeri Architetti China.

Incrível como a arquitetura, o design e a engenharia podem criar novas experiência mesmo em locais onde não parecia possível, não é?


Imagens: RAW Vision Studio