Incremente o perfil de risco de seu escritório de projetos

Infelizmente, os stakeholders de nível executivo nem sempre entendem a importância da função de gestão de riscos do escritório de projetos. Isso torna difícil angariar apoio quando é necessário, e também aumenta a dificuldade de defender a capacidade da equipe para gerenciar eficazmente o risco do projeto.

Existem algumas estratégias que os profissionais de gerenciamento de projetos podem usar para ajudar a impulsionar o seu perfil de gestão de riscos do escritório de gerenciamento de projetos (PMO) e a imagem que a gestão de riscos do projeto tem entre os stakeholders. Reunimos algumas dicas destinadas a tornar a equipe de liderança consciente da necessidade de fortes competências de gestão de riscos, e para destacar o talento da sua equipe nesta disciplina avançada.

Forneça  treinamento em gestão de riscos de projetos

Seguindo o pensamento de que “informal” poderia possivelmente se igualar a “menos importante” na mente de alguém não em sintonia com as disciplinas envolvidas no gerenciamento de projetos, a criação de estrutura e potencialmente exigências em torno de formação em gestão de riscos vai ajudar a mudar a atitude sobre as competências envolvidas. Também é uma excelente maneira de garantir que todos no PMO usem as mesmas metodologias e melhores práticas, e tenham recebido treinamento de gerenciamento de projetos a partir de um instrutor experiente. Na medida em que a equipe aumenta seu domínio da gestão de riscos, o valor de suas habilidades também irá aumentar fora do escritório de projetos.

Formalize a função de gestão de risco dentro do escritório de projetos

Esta mudança de pensamento realmente produz vários benefícios. Em primeiro lugar, isso significa que a gestão de riscos não é mais apenas uma parte já incluída no trabalho de todos, e deve agora ser vista como uma competência própria e ocupar um lugar de importância dentro da lista de responsabilidade de gestão do projeto. É uma estratégia que muitas vezes aumenta a consciência da importância da gestão de riscos, que por sua vez lhes permite articular mais claramente o papel fundamental que ela desempenha ao falar com os membros da equipe de liderança.

Além disso, a formalização de atividades de gerenciamento de risco permite que os PMOs empreguem mais deliberadamente metodologias de gerenciamento de riscos comprovadas. Ações como a análise e o acompanhamento dos riscos torna-se uma parte esperada da função de planejamento, e é mais provável que os recursos necessários para gerenciar os riscos do projeto serão devidamente alocados.

Inclua dados sobre resultados de gestão de riscos e estratégias ao apresentar as informações do projeto para os stakeholders

Grande parte do problema com a falta de visibilidade pode ser rastreado até ao simples fato de que se você não contar às pessoas o que está acontecendo, eles provavelmente não vão descobrir por conta própria. Fazer da atualização de gerenciamento de riscos uma parte normal da sua estratégia de comunicação pode ser suficiente para manter a equipe executiva ciente da função e seu PMO hábil para dar conta do mesmo.

Explique os benefícios da gestão de riscos no que se refere ao projeto

Mais uma vez, a equipe de liderança pode não ter um bom entendimento do lado positivo de um gerenciamento robusto de riscos do projeto. Provê-los com detalhes, como análises comparativas em nível setorial, ou mesmo as estatísticas dos projetos passados de sua equipe,  e como corretamente identificar e analisar os riscos, permite que o PMO tenha sucesso consistente e repetitivo. Compartilhe com os stakeholders ??os conceitos básicos de sua abordagem de gestão de riscos e por que você acredita que é a melhor estratégia para os projetos gerenciados pela equipe.

Relembre os stakeholders que as competências de gestão de riscos não estão reservadas para projetos grandes, complexos ou de grande visibilidade

Isso não seria uma coisa completamente irrealista para aqueles que estão fora da equipe do projeto assumir, por isso é importante ajudá-los a entender que a gestão de riscos é algo que está em curso, não importa o tipo ou tamanho de projeto. Mostre à equipe executiva que identificar (ou evitar) riscos e planejar para quaisquer impactos potenciais que podem resultar deles é uma função instrumental, independentemente do orçamento, duração ou o número de usuários que afeta um projeto.

Autores: Equipe da PM Alliance

Artigo publicado originalmente no site Duration-Driven