Manual ProAcústica para Classe de Ruído de Edificações Habitacionais

A Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) lançou na Feicon Batimat 2017, feira realizada em São Paulo nesta semana, o Manual ProAcústica para Classe de Ruído de Edificações Habitacionais. A publicação, gratuita, mostra como viabilizar um projeto residencial seguindo a classe de ruído estabelecida pela NBR 15575 - Edificações habitacionais - Desempenho.


São oito capítulos que abordam os conceitos da norma, sobre desempenho acústico de fachadas e coberturas, onde deve ser analisado o contexto do empreendimento, simulação computacional, legislação e classificação, além de dicas e mitos e verdades dentro do setor.


Com tabelas e ilustrações, o manual tem como objetivo se tornar, segundo a ProAcústica, um guia prático para auxiliar profissionais da área, sobre a norma de classificação acústica de habitações em fundo da localização e contexto sonoro do seu entorno e as determinações mínimas de isolamento acústico em fachadas e coberturas, que estão descritas na NBR 15.575 partes 4 e 5.


A norma que está em vigor desde julho de 2013, gerou uma grande preocupação para o setor da construção de se adequar a todos os critérios objetivos de desempenho acústico para as novas edificações habitacionais. Assim, a publicação traz uma forma mais simples e prática para auxiliar todos os profissionais do setor.


O download gratuito do Manual ProAcústica para Classe de Ruído das Edificações Habitacionais está disponível clicando aqui.


Autor: Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb

Imagem: Portal ProAcústica