Quatro elementos críticos ao sucesso do projeto

PLANEJAMENTO

Sem um ordenamento do trabalho a ser realizado, e o tempo previsto para cumprir cada uma de suas etapas, não há como estimar quando o projeto estará concluído.

Há várias maneiras de visualizar o trabalho, a sua duração e a sequência das etapas. As respostas a estas questões dependem da apropriação do valor em risco e das necessidades do cliente.

São as necessidades do cliente que fundamentam o processo de seleção, e não os prestadores de serviços para os clientes. Este é um tema reiterado aqui. Aqueles que investem dinheiro para realização do projeto têm pleno interesse em saber de que forma o trabalho será executado.

CUSTO

O valor dos resultados produzidos depende de conhecer os custos para sua realização. Este é um princípio fundamental de todos os negócios, sendo igualmente essencial para os trabalhos de projetos.

Se tivermos alguma noção de valor, a partir da informação do cliente ou mediante um processo de modelagem do negócio, nós precisamos saber o custo de geração desse valor.

Uma vez que todas as variáveis dos projetos são variáveis ??aleatórias, nossos processos de estimativa de custos devem estar voltados para revelar o que poderia custar, o que irá custar, o que deveria custar cada um dos entregáveis do projeto.

Um método para a estimativa de custos é a Previsão por Classe de Referência. Outros métodos podem fornecer estimativas credíveis, incluindo modelagem paramétrica. Ferramentas, processos e diretivas oficiais, estão todos disponíveis para a estimativa de custos em quase todas as áreas de gestão e no âmbito técnico.

Adivinhar não é estimar, desconsiderar o custo de execução do trabalho é negligência, alegar que os custos só poderão ser conhecidos ao final do projeto, é incompetência.

RISCO

Todo risco vem da incerteza

“A gestão de riscos é a forma como os adultos gerenciam projetos” - Tim Lister

Risco não gerenciado não desaparece, ele está sempre presente. O gerenciamento de risco começa com uma listagem dos riscos, o registro de riscos. Esta lista indica a probabilidade de ocorrência, a probabilidade de impacto, o custo para lidar com o risco e a probabilidade de persistência do risco uma vez que ele foi mitigado.

O processo de gestão de riscos é explícito e segue um procedimento passo-a-passo. Alguns processos de desenvolvimento – como o Ágil – podem melhorar a visibilidade para a redução de risco, mas eles não são processos de gestão de riscos, apenas contribuem para os processos de redução e gestão de riscos.

INCERTEZA

Todas as variáveis ??de projeto são variáveis ??aleatórias, portanto atue de forma apropriada.

Conhecer as funções de distribuição de probabilidade subjacentes aos processos estatísticos que conduzem estas variáveis ??aleatórias, é um fator essencial para o sucesso de todo projeto.

Qualquer um que suponha que há certezas em projetos deixou de prestar atenção na aula de estatística do Ensino Médio.

Todo custo, cronograma e parâmetro de desempenho técnico, em todos os projetos, tem uma distribuição de probabilidade atribuída a ele. Não saber ou entender esta distribuição, ou que uma distribuição esteja presente, vai leva-lo a custos imprevistos e cronograma e desempenho técnico decepcionantes.

Então e agora?

  • Não podemos tomar decisões sem conhecer o custo dessas decisões.
  • Não podemos conhecer esses custos sem fazer estimativas. Aguardar até o final, não é um procedimento de gestão viável.
  • Todo o trabalho que fazemos é probabilístico por natureza. Precisamos de margem para resguardar o projeto, para trabalho cujas variâncias não podem ser reduzidas. Precisamos reduzir todo o risco do trabalho que pudermos.
  • Medidas de Eficácia e de Desempenho são as que mais interessam ao cliente, a partir do custo planejado para o valor do que está sendo entregue.

Autor: Glen B. Alleman

Artigo publicado originalmente no site Herding Cats