Residência de alto padrão com estruturas metálicas: desafios e oportunidades

Localizado no interior de São Paulo, uma palavra define bem este projeto: inovação.

Inovação que começa com a escolha de uma solução industrializada para a construção desta residência de alto padrão e passa por um projeto arquitetônico irreverente.


A estrutura metálica foi incorporada ao design, ficando aparente em alguns locais. O revestimento da fachada inferior será de pedra moledo e superior com ripados de alumínio e madeira. A construção também contará com elementos de madeira e palha.



Ainda pouco explorada no uso residencial, a estrutura metálica foi escolhida por ser uma método de construção ágil e sustentável. Por ser uma estrutura produzida em fábrica e montada no local, possui uma tolerância menor para adaptações no projeto ou alterações durante a obra, o que requer atenção especial na fase de projetos, etapa em que trabalhamos monitorando alguns aspectos importantes como:


  • Ligações entre as peças: como as ligações são previstas em projeto e executadas em fábrica, é essencial que sejam planejadas de forma correta desde o início;

  • Estudo logístico: O estudo avalia desde a sequência de montagem na fábrica, transporte, até o posicionamento de todos equipamentos no canteiro de obras. Essa análise de montagem das peças pré-fabricadas é fundamental para garantir a boa execução da etapa inicial da obra.


Para um projeto como esse, o trabalho minucioso de Gerenciamento de Projetos é de extrema importância a fim de otimizar a produtividade da instalação e o tempo de execução. Assim, é possível extrair o máximo de benefícios das estruturas metálicas como economia de tempo nas fases iniciais da obra, maior organização na hora da montagem, além de um design moderno e inovador!



Gostaria de conhecer mais sobre nosso serviço de Gerenciamento de Projetos e Obras? Entre em contato conosco.