Soluções de gerenciamento de projetos para a construção civil

Com grandes volumes de detalhes do projeto que precisam ser monitorados, um sistema antiquado não é satisfatório no ambiente desafiador da construção civil. As soluções de gerenciamento de projetos específicos do setor têm sido implementadas em organizações para ajudar a gerenciar todos os elementos dos projetos de construção a partir de uma plataforma única.

Um projeto de construção civil não é uma tarefa fácil e requer uma gestão rigorosa e controle do início ao fim. Antes das soluções de gerenciamento de projeto serem utilizadas, uma grande quantidade de tempo e energia era necessária e, em alguns casos, um projeto podia fracassar se um processo não funcionava bem.

As soluções de gerenciamento de projetos tem a capacidade de lidar com todos os atributos complexos associados a um ciclo de vida do projeto de construção civil, incluindo custos, recursos e riscos através de fluxos de trabalho e gestão impecáveis.

O que um software de gerenciamento de projeto pode trazer para uma organização de construção civil?

1 - Eliminação de tarefas excessivamente longas: A tarefa de distribuir e receber dados em tempo real agora pode ser realizada ??instantaneamente, sem a necessidade de envio de vários e-mails para os membros da equipe do projeto solicitando atualizações. O gerente de projeto pode obter informações em tempo real com o clique de um botão. Se o software é baseado na web, esta informação pode ser captada a partir de qualquer computador portátil em qualquer local.

2 – Padronização de processos: Uma vez que uma ferramenta de gerenciamento de projetos é colocada em prática, um processo padrão pode ser definido e seguido facilmente por toda a equipe do projeto. Esta padronização irá documentar as tarefas que precisam ser completadas desde o início do projeto até a execução, e permitirá que que novos usuários do sistema compreendam o sistema facilmente.

3 – Maior precisão: Uma data de previsão da conclusão de cada tarefa e do projeto como um todo pode ser mais precisamente elaborada uma vez que todos os elementos do projeto são inseridos na ferramenta de gerenciamento de projetos. Ao manter o projeto o mais próximo possível da data de conclusão planejada, o gerente do projeto irá contribuir para o sucesso do projeto e também evitar um efeito negativo sobre os projetos posteriores. Desta forma, o controle mais rigoroso dos prazos pode ser alcançado.

4 - Agendamento de recursos: O agendamento de recursos vinculados a um projeto pode ser uma tarefa difícil, pois muitos projetos podem ter 100 ou mesmo 1000 recursos. Coordená-los com uma ferramenta de gerenciamento de projetos pode garantir que apenas os recursos que são necessários sejam utilizados e também que os recursos não estejam sobre ou sub-alocados. Isto irá resultar em recursos sendo totalmente aproveitados e reduzirá os níveis de desperdício.

5 – Controle de documentos do projeto: Guardar os documentos do projeto em seu disco rígido local, e ter que enviar esses documentos para numerosos indivíduos ao longo do ciclo de vida do projeto não é o ideal e oportuno. Através de uma ferramenta de software de projetos, você pode localizar centralmente todos esses documentos relacionados ao projeto e fornecer aos membros da equipe do projeto as informações necessárias facilmente. O armazenamento de documentos desta forma garante que nenhum documento será extraviado ou perdido.

6 – Gestão de riscos: Em qualquer projeto, o risco pode se aproximar a qualquer momento, e os projetos de construção civil não são diferentes. Ao ter uma ferramenta de gerenciamento de projetos, a organização da construção civil pode gerenciar os riscos que surgem, por ter um processo passo a passo implementado para evitá-los e gerenciá-los.

Em geral, o software de gerenciamento de projetos para a construção civil fornece aos participantes da indústria uma série de benefícios, que eles dificilmente conseguiriam com os métodos tradicionais de gerenciamento. Ter esse local centralizado para gerenciar todos os aspectos de um projeto permite que as organizações melhorem a forma como fazem seu trabalho por meio de processos definidos, alocação de recursos, gestão de riscos, controle de documentos e muito mais.

Autores: Equipe da Cora Systems

Artigo publicado originalmente no site PM Hut