Entidades da construção iniciam estudo para revisar a Norma de Desempenho, publicada há cinco anos

A NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), completará cinco anos esse mês.

De olho nisso, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Senai Nacional, em conjunto com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e do Sindicado da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), iniciaram um estudo técnico para identificar pontos de melhoria na norma técnica.

“Queremos levantar as necessidades de revisão com uma consulta bastante ampla e organizada com especialistas, empresas, entidades e instituições”, explica Maria Angelica Covelo Silva, consultora da CBIC para o projeto.

O texto de 2013 foi idealizado e elaborado ao longo de mais de dez anos de debate, reflexão e consolidação de outras 232 normas técnicas preexistentes.

A NBR 15575 se tornou não só um divisor de águas para o controle da qualidade do espaço construído, mas também uma mudança cultural no mercado da construção civil.

Entre os pontos que devem ser melhorados estão a revisão de definições, maior precisão técnica ou clareza nos enunciados, itens referentes ao desemprenho acústico (como a precisão de caracterização das classes de ruído de entorno), ao desempenho térmico (como condições mais precisas para empreendimentos com grandes áreas envidraçadas nas fachadas) e à segurança contra incêndio (como a necessidade de harmonização com outras normas), entre outros.

Um levantamento por escrito da CBIC já está sendo disparado para as principais instituições que trabalham com a abordagem de desempenho, com a aplicação das regras ou com serviços/produtos que são diretamente impactados por elas.

Além disso, quatro workshops (fechados, mas com transmissão online) serão realizados nas cidades de São Paulo e Brasília, cada um abordando partes diferentes da norma.

“Estamos reunindo um grupo muito seleto de profissionais afeitos ao tema, a partir do qual deverão vir propostas coerentes.

Queremos construir um documento ecleticamente discutido por pessoas de gabarito técnico”, ressalta Dionyzio Klavdianos, presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC.

O resultado de tudo isso será apresentado no 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) que acontecerá em Florianópolis de 16 a 18 de maio. Todas as contribuições serão encaminhadas como sugestão das entidades do setor a uma comissão de estudos da ABNT para a revisão da Norma do Desempenho.


Gostou do artigo? Compartilhe.


MAIS LIDAS

SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO

DOX GANHA DESTAQUE EM MÍDIA ESPECIALIZADA EM SHOPPING CENTERS

DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017  

DOX APRESENTA CASE VENCEDOR DO PRÊMIO EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP NO ROAD SHOW BIM EM PORTO ALEGRE



Autor: Gabriel Gameiro, para Téchne Pini, em 06/02/2018.

Imagem: Reprodução.