Francisco Vasconcellos apresenta hub de inovação para a construção civil na Construtech Conference

Francisco Vasconcellos, Vice-Presidente do SindusCon-SP e Diretor Executivo da DOX, participou da Construtech Conference, realizada ontem, no Expo Center Norte em São Paulo.

A primeira edição do evento da StartSe, que contou com a presença de 1,5 mil participantes, trouxe as perspectivas de todo o universo da Construção Civil e mostrou como as startups e as novas tecnologias estão transformando o setor.

Vários nomes de peso apresentaram seus cases, compartilhando experiências e trazendo o panorama e as inovações da indústria da Construção.




Palestra

Francisco abriu sua palestra expondo o cenário atual da Construção Civil no mundo, destacando o aumento dos níveis de endividamento do setor privado e também dos próprios países e queda no crescimento na produtividade no setor, como um fenômeno global.




"O Brasil ocupa hoje apenas o 17º. lugar no ranking geral de competitividade global", demonstrou.

                                                                

"No Brasil, a Construção Civil foi o setor mais afetado pela crise. Elevados números de distratos, obras públicas paralisadas, redução dos investimentos em P&D, falta de qualificação em mão de obra, excesso de burocracia estatal e privada foram os fatores que contribuíram para este resultado.
"Se analisarmos as duas últimas décadas, o Brasil foi um dos países onde a produtividade caiu mais", completa.
Entretanto, Francisco tem um olhar otimista no futuro próximo do mercado. Durante a palestra, explicou que 10% do PIB mundial vem da indústria da construção e, com a chegada das startups do setor, a tendência é que as mudanças comecem a acontecer.
"O Brasil voltará a crescer. Já estamos em curva ascendente de 2017 para cá e até 2020 projeta-se um aumento de 7% no PIB de Serviços. Qualificação de mão-de-obra e produtividade serão determinantes para as empresas da Construção Civil", afirma.
Segundo Francisco, os desafios não são poucos, mas prometem gerar novas oportunidades de inovação em métodos, práticas e processos, testando modelos cada vez mais colaborativos.


iCon

Pensando em criar um ambiente favorável à inovação e colaboração entre os atores do ecossistema de construção civil, o SindusCon-SP e a Spinafre desenvolveram o iCon, um hub de inovação para o mercado de construção.

“O iCon surge para ser o ponto de conexão do ecossistema da construção e para fomentar iniciativas que tornem o setor mais inovador, colaborativo e eficiente”, conta o Vice-Presidente do SindusCon-SP. 

Para conectar o setor de construção com a inovação, o iCon oferece palestras, cursos, workshops e hackathons, acelera projetos colaborativos de startups e promove rodadas de negócios.

O espaço ocupa 700 m² do edifício sede do SindusCon em São Paulo e conta com 160 posições compartilhadas de trabalho e 10 projetos residentes.




O lançamento do programa está previsto para maio de 2018.

Para saber mais, acesse www.iconhub.network.


Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos.


MAIS LIDAS

DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017  

SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO

DOX GANHA DESTAQUE EM MÍDIA ESPECIALIZADA EM SHOPPING CENTERS

DOX APRESENTA CASE VENCEDOR DO PRÊMIO EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP NO ROAD SHOW BIM EM PORTO ALEGRE



Fonte: StartSe 

Imagens: Divulgação/Reprodução, Junior Borneli (StartSe) para Linkedin e SindusCon-SP.