23 Benefícios do BIM para o seu Empreendimento

Usos do BIM na fase de Construção


Clique aqui e veja a Parte 1 - Planejamento e Concepção


13. Coordenação 3D (Construção)

Um processo no qual programas de detecção de conflitos são usados durante o processo de coordenação para determinar conflitos de campo, comparando modelos 3D de sistemas de construção (Arquitetônico, Estrutural, Hidráulico, Elétrico etc). A meta da detecção de conflitos é  identificá-los antes da instalação do sistema, gerando economias de tempo e dinheiro.



Figura 9: Coordenação 3d usando o software Navisworks Manage.


14. Planejamento de Canteiro de Obras (Construção)

Processo no qual a Plataforma BIM é usada para representar graficamente as instalações permanentes e temporárias no canteiro de obras durante várias fases do processo de construção. Também pode ser associado com o cronograma de atividades de construção para transmitir os requisitos de espaço e de sequenciamento. Informações adicionais incorporadas ao modelo podem incluir recursos de trabalho, materiais com entregas associadas e localização de equipamentos. Devido ao fato que os componentes do modelo 3D podem ser diretamente ligados com o cronograma, as funções de gestão local, tais como visualização 4D, replanejamento de curto prazo e análise de recursos podem ser analisadas ao longo de diferentes dados espaciais e temporais.



Figura 10: Planejamento de canteiro de obras usando o Google SketchUP.


15. Design de Sistemas Construtivos (Construção)

Processo no qual programas de arquitetura de modelagem 3D são usados para projetar e analisar a construção de sistemas de construção complexos (por exemplo, trabalhos de forma, painéis de vidro, tirantes etc), a fim de aumentar o planejamento.



Figura 11: Design de fachada de vidro complexa utilizando o software Revit.


16. Fabricação Digital (Construção)

Processo que usa uma informação digitalizada para facilitar a fabricação de materiais de construção ou conjuntos. Alguns usos da fabricação digital podem ser vistos na fabricação de folhas de metais, aço estrutural, corte de tubos, prototipagem para revisão de concepção, etc. A fabricação digital auxilia no sentido de garantir que a fase de produção tenha ambiguidades mínimas e informações suficientes para fabricar com o mínimo de desperdício. Um modelo de informação pode ser utilizado, com as tecnologias adequadas, na montagem final das peças fabricadas.



Figura 12: Fabricação digital de estrutura de aço.


17. Controle e Planejamento 3D – Layout Digital (Construção)

Processo que utiliza um modelo de informações para gerar o layout dos conjuntos de instalações ou automatizar o controle de equipamentos de movimento e localização. O modelo de informação é usado para criar pontos de controle detalhado que auxiliam no layout de montagem. Um exemplo é criar um layout de paredes usando uma estação total com pontos pré-carregados e/ou utilizando coordenadas GPS para determinar se a profundidade da escavação adequada é alcançada.


Usos do BIM na fase de Operação e Manutenção


18. Modelagem de Registro (Operação)

A Modelagem de Registro é o processo usado para descrever uma representação precisa das condições físicas, de ambiente e de patrimônio de uma instalação. O modelo de registro deve, no mínimo, conter informações relativas aos principais elementos de arquitetura, de estrutura e MEP (Mecânico, Elétrico e Hidráulico). A modelagem de registro é feita após a construção e serve como um banco de informações que pode ser utilizado pelo proprietário para futuras reformas ou manutenções.


19. Cronograma de Manutenção (Operação)

Processo em que a estrutura do edifício (paredes, pisos, telhado etc) e instalações (mecânica, elétrica, encanamento etc) são gerenciados durante a vida operacional de uma instalação. Um software BIM de manutenção bem sucedido irá melhorar o desempenho do edifício, reduzir reparos e os custos gerais de operação.


20. Análise de Sistemas de Instalações (Operação)

Processo que mede a performance de um edifício comparada ao projeto especificado. Isto inclui como o sistema mecânico opera e quanta energia o edifício utiliza. Outros aspectos desta análise incluem, mas está não se limitando a, estudos de fachada ventilada, análise de fluxo de ar, iluminação, estudos de dinâmica de fluidos computacionais interna e externa e análise solar.


21. Gerenciamento de Ativos (Operação)

Processo em que um sistema de gestão é organizado e relacionado à um modelo de registro BIM para auxiliar eficientemente na manutenção e funcionamento de uma instalação e de seus ativos. Esses ativos, que consistem na construção física, sistemas, meio ambiente e equipamentos, devem ser mantidos, atualizados e operados a uma eficiência que irá satisfazer tanto o proprietário e os usuários, de forma eficaz. O gerenciamento de ativos auxilia na tomada de decisão financeira, de curto prazo e planejamento de longo prazo.


22. Gerenciamento e Localização de Áreas (Operação)

Processo no qual o BIM é utilizado para distribuir efetivamente, gerenciar e rastrear espaços apropriados e recursos relacionados dentro de uma instalação. Como um exemplo prático, um software BIM pode ser utilizado para detectar salas que não estão sendo utilizadas em uma empresa, obter informações sobre a mesma e adapta-la ao uso de uma nova equipe. O gerenciamento de espaço e de acompanhamento garante a alocação adequada dos recursos espaciais ao longo da vida da instalação. Esta aplicação exige frequentemente a integração com o software de monitoramento espacial.




23. Planejamento de Desastres (Operação)

Processo em que equipes de emergência teriam acesso à informações de um empreendimento na forma de um sistema de modelo de informações. Dessa forma, podemos otimizar a logística de emergência e minimizar os riscos de acidentes. As informações seriam fornecidas por um sistema de automação predial (BAS) e através de um modelo BIM. Estes dois sistemas seriam integrados através de uma conexão sem fio onde equipes de emergência poderiam se conectar ao sistema global. O BIM juntamente com os BAS seria capaz de mostrar claramente onde a emergência foi localizada no interior do edifício, estabelecer possíveis rotas para a área, e identificar quaisquer outros locais prejudiciais dentro do edifício.


Percebemos que o Building Information Modeling se tornou uma necessidade na indústria e bons profissionais  são necessários nesta área. A quantidade e velocidade de transmissão de informação vem crescendo exponencialmente e a nossa indústria não fica de fora. Engenheiros precisam de dados, análises e estimativas energéticas rapidamente; arquitetos precisam de ferramentas de modelagem rápidas, melhores renderizações etc.


Para nos ajudar com essas tarefas o uso de computadores é essencial. Softwares como o Revit Structure, Revit Architecture, Revit MEP e Navisworks Manage são ótimas ferramentas e estão sendo cada vez mais utilizados em todo o mundo.

Trabalhar com BIM nos proporciona um melhor design, modelos mais eficientes, uma boa coordenação entre as disciplinas, e uma melhor documentação para a construção. Por outro lado, precisamos de pessoas que estão familiarizadas com esses softwares BIM, o que nem sempre é fácil de encontrar.


O problema da fragmentação em projetos de construção está diminuindo cada vez mais. A integração entre os arquitetos, engenheiros, empreiteiros, proprietários e trabalhadores é cada vez melhor . Apesar dos inúmeros benefícios, é preciso ter cuidado, visto que ainda temos algumas barreiras na implementação BIM no Brasil. O uso de programas torna nossa vida mais fácil, no entanto, o conhecimento básico é essencial. Não importa o quão bem um programa de computador é, temos que nos desenvolver como seres humanos e evitar erros, planejar bem e construir com responsabilidade e sustentabilidade.




Gostou do artigo? No Blog tem mais informação de qualidade como esta. Navegue conforme o seu interesse: BIM, Branding, Construção Civil e Mercado Imobiliário, Gerenciamento de Projetos, Gestão, Negócios e Tecnologia e Portfólio de Projetos e Obras deixe seu comentário. E no Portfolio você acessa todos os cases DOX de BIM.


Não esqueça de compartilhar esse conhecimento com quem você se importa!


Agora, se você, como nós, gosta de inovação, tecnologia e processos bem definidos, e não possui em sua organização um Escritório de Gerenciamento de Projeto (EGP) ou equipe especializada em gerenciamento de projetos e obras, que integra modelos consagrados a novas soluções ambientais, clique aqui e conheça a metodologia de trabalho campeã do Prêmio BIM SindusCon-SP 2017. 




M A I S   L I D A S


23 BENEFÍCIOS DO BIM PARA O SEU EMPREENDIMENTO - PLANEJAMENTO E CONCEPÇÃO (PARTE 1)

CHESF INICIA ESTUDO COM PAINÉIS SOLARES EM RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO

A IMPORTÂNCIA DA CONEXÃO ENTRE GESTÃO DE PESSOAS E DO NEGÓCIO

ENGAJAMENTO É O GRANDE DESAFIO DAS ORGANIZAÇÕES

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E BIM

DOX ASSINA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS E OBRAS DE RETROFIT E MODERNIZAÇÃO DO SANFRA

CONSTRUÇÃO CIVIL PODE CRESCER ATÉ 7% COM BIM 

5 MOTIVOS PARA UTILIZAR O BIM NO PLANEJAMENTO DE OBRAS

iCON REALIZA DEBATE SOBRE INOVAÇÃO ABERTA CORPORATIVA

WORKSHOP BIM PARA INSTALADORAS

A IMPORTÂNCIA DE UM BOM GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

VEJA COMO A CERTIFICAÇÃO LEED FUNCIONA

PESQUISADORES DE HARVARD LISTAM 9 FATORES QUE TORNAM UM EDIFÍCIO BOM PARA A SAÚDE DOS USUÁRIOS

O FUTURO DA INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO

NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL - PREPAREM-SE, ENGENHEIROS

DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017

7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

COM AS TECNOLOGIAS RV, RA e RM, SERES HUMANOS E MÁQUINAS SE UNIRÃO NA FORÇA DE TRABALHO

ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM MARCOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

EDIFÍCIO ALAMEDA SANTOS E SEUS DESAFIOS DE TERRENO E LOGÍSTICA

6 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER

SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO

DOX GANHA DESTAQUE EM MÍDIA ESPECIALIZADA EM SHOPPING CENTERS

DOX APRESENTA CASE VENCEDOR DO PRÊMIO EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP NO ROAD SHOW BIM EM PORTO ALEGRE



Repost BIM Experts

Autor: Artur Feitosa, para BIM Experts, em 20/12/2015.

Imagem Capa: IttenBrechbuehl

Imagens: Reprodução/Divulgação