7 razões pelas quais a inteligência emocional é uma das habilidades profissionais que mais crescem

Vamos ver neste artigo os principais motivos pelos quais as empresas valorizam tanto a inteligência emocional nos times.


De acordo com o Relatório Futuro dos Empregos do Fórum Econômico Mundial , a inteligência emocional será uma das 10 principais habilidades profissionais em 2020.


A consciência de que a inteligência emocional é uma habilidade importante no trabalho, em alguns casos até superando a capacidade técnica, vem crescendo nos últimos anos. Em uma pesquisa do Career Builder de 2011, com mais de 2.600 gerentes de contratação e profissionais de recursos humanos, 71% afirmaram que valorizavam a inteligência emocional em um funcionário sobre o QI; 75% disseram ter maior probabilidade de promover um trabalhador altamente emocionalmente inteligente; e 59% afirmaram ter desistido de um candidato com um QI alto, mas baixa inteligência emocional.


A questão, então, é por que as empresas estão dando um prêmio tão alto à inteligência emocional. Aqui estão sete das principais razões pelas quais candidatos altamente inteligentes emocionalmente são tão valiosos.


1. ELES PODEM LIDAR COM A PRESSÃO SAUDAVELMENTE

Lidar com as pressões no local de trabalho e funcionar bem sob estresse exige uma capacidade de gerenciar nossas emoções. Pessoas com níveis mais altos de inteligência emocional estão mais conscientes de seu termômetro interno e, portanto, mais capazes de gerenciar seus níveis de estresse . Eles tendem a ter mecanismos de enfrentamento melhor desenvolvidos e sistemas de apoio saudáveis ??que continuam funcionando de maneira eficaz, mesmo em situações difíceis. A taxa crescente de mudança no local de trabalho provavelmente aumentará o estresse relacionado ao trabalho e aumentará o valor daqueles que podem gerenciá-lo.


2. ELES ENTENDEM E COOPERAM COM OS OUTROS

Pessoas com inteligência emocional altamente desenvolvida são menos defensivas e mais abertas a feedback, especialmente quando isso envolve áreas de melhoria.

À medida que o trabalho em equipe se torna cada vez mais importante no local de trabalho, as pessoas capazes de entender e conviver com os outros serão cada vez mais procuradas. Pessoas altamente inteligentes emocionalmente têm habilidades bem desenvolvidas que lhes permitem construir relacionamentos com uma gama diversificada de pessoas em várias culturas e origens . Isso é um trunfo em um local de trabalho cada vez mais globalizado.


3. ELES SÃO BONS OUVINTES

Todo mundo quer ser ouvido e compreendido. A capacidade de ouvir bem e responder aos outros é crucial para o desenvolvimento de fortes relações de trabalho. Muitos de nós, no entanto, não são tão bons quanto poderíamos realmente ouvir o que os outros estão dizendo. Devido à sua capacidade de entender os outros, pessoas altamente emocionalmente inteligentes estão em uma posição melhor para deixar de lado suas próprias emoções e desejos e levar os outros em consideração. Sua capacidade de captar as emoções das pessoas, através do tom de voz e linguagem corporal, é útil nas configurações da equipe.


4. ELES ESTÃO MAIS ABERTOS AO FEEDBACK

O feedback aberto, oportuno e honesto é essencial para o desempenho no trabalho - especialmente em um momento em que as análises anuais de desempenho estão em declínio . Pessoas com inteligência emocional altamente desenvolvida são menos defensivas e mais abertas a feedback, especialmente quando isso envolve áreas de melhoria. Seu alto nível de auto-estima permite que eles olhem positivamente para áreas em que podem fazer melhor, em vez de levar o feedback pessoalmente.


5. ELES SÃO EMPÁTICOS

Pessoas altamente inteligentes emocionalmente estão em uma posição melhor para deixar de lado suas próprias emoções e desejos e levar em consideração os outros.

A colaboração não apenas apresenta problemas logísticos - também se resume a responder aos sentimentos dos colegas de equipe. Pessoas com alta inteligência emocional são capazes de usar sua sensibilidade de onde os outros vêm para construir confiança e coesão. Isso permite que as equipes se concentrem na tarefa em questão, em vez de se envolverem em discussões internas e políticas. Sua sensibilidade às necessidades dos outros atua como um lubrificante que ajuda os membros da equipe a trabalharem juntos.


6. ELES DÃO UM EXEMPLO PARA OUTROS SEGUIREM

Pessoas altamente inteligentes emocionalmente não ficam facilmente perturbadas quando as coisas não saem conforme o planejado. E o talento deles para se dar bem com os outros aumenta a probabilidade de que os outros tomem nota e tentem imitá-los. É por isso que a alta inteligência emocional é a chave para influenciar as pessoas em uma organização, independentemente do título oficial. A capacidade de superar as irritações diárias confere às pessoas com alta inteligência emocional o respeito daqueles que estão acima deles e de seus colegas.


7. ELES TOMAM DECISÕES MAIS PONDERADAS E COMPLETAS

Devido à sua capacidade de ver as coisas claramente do ponto de vista de outras pessoas, pessoas altamente emocionalmente inteligentes são capazes de fazer melhores julgamentos sobre como suas decisões afetarão os outros. Isso não apenas resulta em uma melhor tomada de decisões em geral, mas também ajuda a gerenciar o controle de danos quando certas decisões levam a consequências negativas. Ser capaz de julgar os resultados de suas escolhas permite que pessoas altamente inteligentes emocionalmente se comportem de maneira mais proativa.


As pessoas que mostram uma capacidade aprimorada de se adaptar às mudanças, gerenciar suas emoções e trabalhar bem com diversas pessoas já são valiosas na maioria dos locais de trabalho. Mas, com o aumento das taxas de mudança e pressão no local de trabalho, elas se tornarão ainda mais procuradas do que nunca.




Gostou do artigo? Você usa bem sua inteligência emocional? Conta pra gente :)


Agora, se você, como nós, gosta de inovação, tecnologia e processos bem definidos, e não possui em sua organização um Escritório de Gerenciamento de Projeto (EGP) ou equipe especializada em gerenciamento de projetos e obras, que integra modelos consagrados a novas soluções ambientais, clique aqui e conheça a metodologia de trabalho campeã do Prêmio BIM SindusCon-SP 2017




M A I S   L I D A S


A IMPORTÂNCIA DE UM BOM GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

O GERENTE BIM DAS GALÁXIAS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E BIM

7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

DOX ASSINA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS E OBRAS DE RETROFIT E MODERNIZAÇÃO DO SANFRA

CONSTRUÇÃO CIVIL PODE CRESCER ATÉ 7% COM BIM 

CONSTRUINDO VANTAGEM COMPETITIVA COM O PENSAMENTO LEAN

5 MOTIVOS PARA UTILIZAR O BIM NO PLANEJAMENTO DE OBRAS

WORKSHOP BIM PARA INSTALADORAS

VEJA COMO A CERTIFICAÇÃO LEED FUNCIONA

PESQUISADORES DE HARVARD LISTAM 9 FATORES QUE TORNAM UM EDIFÍCIO BOM PARA A SAÚDE DOS USUÁRIOS

O FUTURO DA INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO

NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL - PREPAREM-SE, ENGENHEIROS

DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017

7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

COM AS TECNOLOGIAS RV, RA e RM, SERES HUMANOS E MÁQUINAS SE UNIRÃO NA FORÇA DE TRABALHO

ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM MARCOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

EDIFÍCIO ALAMEDA SANTOS E SEUS DESAFIOS DE TERRENO E LOGÍSTICA

6 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER

SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO

DOX GANHA DESTAQUE EM MÍDIA ESPECIALIZADA EM SHOPPING CENTERS

DOX APRESENTA CASE VENCEDOR DO PRÊMIO EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP NO ROAD SHOW BIM EM PORTO ALEGRE




Artigo original de Harvey Deutschendorf, especialista em inteligência emocional, autor e palestrante, para a Fast Company, em 05/04/2016.

Imagem: Google.