Entenda a importância de uma gestão Lean na jornada rumo à indústria quatro ponto zero


O QUE VAMOS VER NESTE ARTIGO:

1. O CONCEITO LEAN

2. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO LEAN NA INDÚSTRIA 4.0

3. OS BENEFÍCIOS DO USO DO LEAN NA INDÚSTRIA 4.0


Vamos lá!


O conceito de indústria 4.0 – também chamado de manufatura avançada - reúne máquinas inteligentes, ferramentas avançadas de análise e profissionais altamente colaborativos e multidisciplinares. Essa indústria que desponta – mas que já é realidade em alguns setores – faz uso intensivo de dados, usa formas ágeis de resolver seus desafios, integrando sistemas, máquinas, produtos e pessoas, em fluxo contínuo.


Nesse novo modelo, a tecnologia amplifica os ganhos obtidos com processos mais ágeis e enxutos, reduzindo ainda mais os custos e permitindo a flexibilização a produção, mas é a manufatura enxuta, baseada na gestão Lean, a base para se atingir esse novo patamar de eficiência.


A gestão Lean tem como princípios simplificar e agilizar a cadeia produtiva, criando valor pela redução de desperdício, o que gera maior produtividade com a redução de custo e tempo de produção. Princípios que guiam a indústria 4.0.

Então, como uma filosofia e um conceito podem caminhar juntos?


A estrada de tijolos amarelos


No mundo dos negócios, a estrada de tijolos amarelos, caminho usado por Dorothy para chegar à Cidade das Esmeraldas em o Mágico de Oz, não tem um destino final.

Enquanto Dorothy queria voltar para casa, a nova versão da estrada marca uma jornada rumo à indústria 4.0, um caminho contínuo.

Certamente as novas cadeias de produção estarão sempre se aprimorando, incorporando inovadoras tecnologias.


A gestão Lean pode funcionar como a estrada de tijolos amarelos, pavimentando o caminho e aproveitando as sinergias até chegar à indústria 4.0.

Em linhas gerais, a implantação dos princípios Lean permite eliminar desperdícios, aumentar a produtividade por meio de processos ágeis e flexíveis e implementar melhorias contínuas.

E o conceito da Indústria 4.0 envolve flexibilidade, eficiência e melhoria contínua da produtividade e da qualidade.


Confira os sete desperdícios apontados como pontos de atenção pela gestão Lean e como eles se encaixam no conceito da fábrica inteligente da indústria 4.0:


  • Super produção
  • Tempo de espera
  • Transporte
  • Excesso de processamento
  • Excesso de inventário
  • Excesso de movimentos ou manobras no chão de fábrica
  • Número de defeitos             


Já os princípios da indústria 4.0 incluem, entre outros, a capacidade de acompanhar a produção em tempo real, com a possibilidade de fazer ajustes também em tempo real. E também a modularidade, que permite planejar a manufatura em módulos para que a indústria possa se planejar de acordo com a demanda, assim como personalizar produtos.

Outro princípio é a descentralização, onde as máquinas não apenas recebem comando, mas também fornecem informações sobre o seu ciclo de trabalho.


Como podemos verificar, esses princípios da indústria 4.0 estão conectados ao fim dos excessos previstos pela gestão Lean, como superprodução, tempo de espera...


A gestão Lean é que também vai ajudar a otimizar, enxugar e padronizar processos, construindo uma cultura de excelência operacional, envolvendo toda a organização e aproveitando a transformação digital da indústria 4.0, automatizando processos, integrando dados e gerando insights para tomada rápida de decisão.

Assim, vemos que a gestão Lean e a indústria 4.0 são complementares, já que para que a manufatura enxuta deixe de ser um conceito e se transforme em realidade, é preciso ter fluxos e processos bem definidos e ágeis, com informações em tempo real, e que os desperdícios tenham sido reduzidos.




Gostou do artigo? Conte pra gente a sua experiência com Lean na sua empresa e enriqueça esse conteúdo! Ah, pode espalhar :D


Agora, se você, como nós, gosta de inovação, tecnologia e processos bem definidos, e não possui em sua organização um Escritório de Gerenciamento de Projeto (EGP) ou equipe especializada em gerenciamento de projetos e obras, que integra modelos consagrados a novas soluções ambientais, clique aqui e conheça a metodologia de trabalho campeã do Prêmio BIM SindusCon-SP 2017




M A I S   L I D A S


O QUE É IPD 

CONSTRUINDO VANTAGEM COMPETITIVA COM O PENSAMENTO LEAN

LEAN CONSTRUCTION NA GESTÃO DE CONSTRUÇÃO GERA MAIS VALOR E MENOS DESPERDÍCIOS

A IMPORTÂNCIA DE UM BOM GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

O GERENTE BIM DAS GALÁXIAS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E BIM

7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

DOX ASSINA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS E OBRAS DE RETROFIT E MODERNIZAÇÃO DO SANFRA

CONSTRUÇÃO CIVIL PODE CRESCER ATÉ 7% COM BIM 

5 MOTIVOS PARA UTILIZAR O BIM NO PLANEJAMENTO DE OBRAS

WORKSHOP BIM PARA INSTALADORAS

NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL - PREPAREM-SE, ENGENHEIROS

DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017

7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

COM AS TECNOLOGIAS RV, RA e RM, SERES HUMANOS E MÁQUINAS SE UNIRÃO NA FORÇA DE TRABALHO

ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM MARCOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

EDIFÍCIO ALAMEDA SANTOS E SEUS DESAFIOS DE TERRENO E LOGÍSTICA

6 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER

SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO

DOX GANHA DESTAQUE EM MÍDIA ESPECIALIZADA EM SHOPPING CENTERS

DOX APRESENTA CASE VENCEDOR DO PRÊMIO EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP NO ROAD SHOW BIM EM PORTO ALEGRE



Autor: Paulo Tiroli, Product Owner da Atech, para Adminstradores.com, em 19/08/2019, por Allan Costa.

Imagens: Google Imagens.