A importância de um bom gerenciamento de projetos na Construção Civil


"Na hora de optar por uma nova construção, ou uma reforma de grande escala, o ideal é pensar em como percorrer esse caminho. Algumas pessoas ou empresas ainda desconhecem a real importância de um bom gerenciamento de projetos, que, resumidamente, envolve a coordenação eficaz de recursos diversos, como materiais, equipamentos, financeiro, recursos humanos e esforços necessários para obter a obra construída, atendendo aos padrões pré estabelecidos de prazo, custo, qualidade e risco.


Alguns benefícios que um bom gerenciamento de projetos oferece a sua obra:

1.  Reduz custos: o gerenciamento é um aliado para quem deseja gerar economia na obra, mesmo que, muitas vezes, certo materiais tenham um custo elevado.

2.  Antecipar situações desfavoráveis: permite que eventuais erros ou problemas possam ser solucionados antes do início da obra, fazendo com que o cronograma seja realizado dentro do previsto.

3.  Controla o estoque de materiais: evita o desperdício e ajuda a manter a obra com os gastos dentro do orçamento. Através do gerenciamento é possível saber quando é necessário comprar algum item ou material, sem causar desperdício.


O gerenciamento de projetos da construção civil apresenta alguns pilares importantes, sendo necessário que gestores da área os conheçam e o apliquem em suas atividades, como planejamento, gestão de pessoas e gestão de obra.


Planejamento

O primeiro pilar é pensar na eficiência que um bom planejamento pode oferecer ao projeto colocando em um documento os seguintes tópicos:

- Objetivo

- Dificuldades

- Melhores fornecedores

- Prazos adequados

- Terceirização de serviço

- Custos

- Mão de obra qualificada

- Prevenção de riscos


Gestão de pessoas

O mercado é competitivo e a qualificação, muitas vezes, abaixo do esperado. Esse é um dos problemas que muitas empresas encontram quando o assunto é recursos humanos. As pequenas e médias companhias são afetadas pela falta de bons profissionais, já que funcionários que se destacam são rapidamente captados por grandes empresas. Uma maneira de driblar esses entraves é estabelecer um bom plano de carreira, que mostre ao candidato as possibilidades de crescimento profissional.


Gestão de obra

Todos os pilares são importantes, porém, aqui, é preciso atenção. A equipe de gestão de obras é a que necessita de maior vivência no setor e entendimento dos processos, pois são eles quem vão lidar e resolver possíveis problemas no dia a dia da obra que, muitas vezes, são imprevisíveis.


. Onde a obra está perdendo produtividade?

. Qual material está sendo mais gasto?

. A qualidade está conforme os padrões planejados?

 

Utilizar um software de gestão de obras pode facilitar a administração, com ele é possível controlar o rendimento dos equipamentos, as horas trabalhadas pelos funcionários, a entrada e saída de matéria-prima, ocorrências abertas, documentação da empresa, entre outras coisas. Conhecer a legislação urbana também é imprescindível para evitar problemas nos seus projetos de construção civil."


Na DOX utilizamos o que se chama de Inteligência de Engenharia, e é através do DOXMANAGER® que unimos essa Inteligência as boas práticas em Gerenciamento de Projetos, segundo o PMI® - Project Management Institute dos EUA, a metodologia britânica PRINCE2™ do OGC - Office of Government Commerce do Reino Unido, a metodologia enxuta do Lean Construction e os benefícios do BIM em uma plataforma única de gerenciamento da informação aplicada exclusivamente à Construção Civil. Utilizamos o que há de mais moderno na Tecnologia da Informação no DOXMANAGER®, e ele foi concebido no conceito de CLOUD Computing, proporcionando mobilidade e acesso às informações em tempo real, o que possibilita análises e tomada de decisões mais eficientes e com um tempo de resposta menor. Desta forma, agrega valor ao negócio de nossos clientes, pois diminui os riscos, possibilitando que as áreas envolvidas no processo de desenvolvimento e execução, estejam alinhadas e abastecidas com informações precisas em tempo real. Gestão da Informação, Gestão de Escopo, Gestão de Recursos, Gestão de Tempo, Gestão de Riscos e Gestão de Sistemas são os módulos que compõe o software. Quer saber mais sobre o DOXMANAGER® e as aplicações? Clique aqui.


Achou relevante essa informação? Compartilhe com seus amigos e deixe a sua opinião nos comentários.





M A I S   L I D A S

VEJA COMO A CERTIFICAÇÃO LEED FUNCIONA

PESQUISADORES DE HARVARD LISTAM 9 FATORES QUE TORNAM UM EDIFÍCIO BOM PARA A SAÚDE DOS USUÁRIOS

O FUTURO DA INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO

NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL - PREPAREM-SE, ENGENHEIROS

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA ATINGE MARCA HISTÓRICA 

DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017

WORKSHOP BIM PARA INSTALADORAS

7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

COM AS TECNOLOGIAS RV, RA e RM, SERES HUMANOS E MÁQUINAS SE UNIRÃO NA FORÇA DE TRABALHO

ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM MARCOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

RESIDENCIAL DAMHA IV PRESIDENTE PRUDENTE

EDIFÍCIO ALAMEDA SANTOS E SEUS DESAFIOS DE TERRENO E LOGÍSTICA

6 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER

SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO

DOX GANHA DESTAQUE EM MÍDIA ESPECIALIZADA EM SHOPPING CENTERS

DOX APRESENTA CASE VENCEDOR DO PRÊMIO EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP NO ROAD SHOW BIM EM PORTO ALEGRE



Repost: Mapa da Obra.

Autor: Mapa Da Obra, em 16/11/2017.

Imagem: Shutterstock - Reprodução.