ConectaDOX Edição número 7


Madrugada do dia 1º de maio de 2018. Edifício Wilton Paes de Almeida, no largo do Paiçandu (centro de São Paulo), está pegando fogo. 90 minutos de chamas, ele desabou.

Projetado pelo arquiteto Roger Zmekhol, o edifício possuía 24 andares e foi considerado um bem de interesse histórico, arquitetônico e paisagístico, o que garantia a preservação de suas características externas. Por tal razão, foi tombado pelo CONPRESP, em 1992. Construído na década de 60, foi sede de grandes empresas e instituições do Governo Federal até ser abandonado e ocupado por movimentos sociais.

"Edifícios caem quando pegam fogo?" Matheus Moreira, do #DOXTeam, foi integrante do grupo que iniciou uma pesquisa sobre a investigação do incêndio e o desabamento, no dia seguinte à ocorrência. Ele contou no 7º #ConectaDOX um pouco sobre esse parecer técnico, apresentando o detalhamento da estrutura de concreto armado do edifício e suas relações com as ações do fogo, além das hipóteses mecânicas do colapso. Foram compartilhadas também lições aprendidas e medidas preventivas a serem adotadas em casos semelhantes.

Tema super interessante, bem apresentado, manteve todo mundo conectado até o final. Parabéns pelo case, Matheus. Obrigado a todos que participaram.




O #7 ConectaDOX foi realizado em 05/06/2020, por videoconferência.

Palestrante: Eng. Matheus Moreira, do #DOXTeam.


ConectaDOX é um evento organizado e promovido pelo e para #DOXTeam, que fomenta iniciativas de inovação dentro da DOX. Conta com a participação de especialistas (internos e externos) para compartilhamento de lições aprendidas, experiências e conhecimentos, que possam contribuir para nosso ecossistema.  Os temas abordados são focados em boas práticas, inovações e tecnologias aplicadas no mercado AECO (Arquitetura, Engenharia e Construção). 




Gostou do tema? Comente suas experiências e enriqueça esse conteúdo!


Agora, se você, como nós, gosta de inovação, tecnologia e processos bem definidos, e não possui em sua organização um Escritório de Gerenciamento de Projeto (EGP) ou equipe especializada em gerenciamento de projetos e obras, que integra modelos consagrados a novas soluções ambientais, clique aqui e conheça a metodologia de trabalho campeã do Prêmio BIM SindusCon-SP 2017. 




M A I S   L I D A S


A IMPORTÂNCIA DA CONEXÃO ENTRE GESTÃO DE PESSOAS E DO NEGÓCIO

ENGAJAMENTO É O GRANDE DESAFIO DAS ORGANIZAÇÕES

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E BIM

CONSTRUÇÃO CIVIL PODE CRESCER ATÉ 7% COM BIM 

5 MOTIVOS PARA UTILIZAR O BIM NO PLANEJAMENTO DE OBRAS

iCON REALIZA DEBATE SOBRE INOVAÇÃO ABERTA CORPORATIVA

WORKSHOP BIM PARA INSTALADORAS

A IMPORTÂNCIA DE UM BOM GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

VEJA COMO A CERTIFICAÇÃO LEED FUNCIONA

PESQUISADORES DE HARVARD LISTAM 9 FATORES QUE TORNAM UM EDIFÍCIO BOM PARA A SAÚDE DOS USUÁRIOS

O FUTURO DA INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO

NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL - PREPAREM-SE, ENGENHEIROS

DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017

7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

COM AS TECNOLOGIAS RV, RA e RM, SERES HUMANOS E MÁQUINAS SE UNIRÃO NA FORÇA DE TRABALHO

EDIFÍCIO ALAMEDA SANTOS E SEUS DESAFIOS DE TERRENO E LOGÍSTICA

6 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER

SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO