Os edifícios mais esperados para moldar o mundo em 2019

O ano passado foi marcante para a arquitetura - a China construiu mais arranha-céus do que o resto do mundo, um arquiteto indiano ganhou o Prêmio Pritzker pela primeira vez e um complexo habitacional para idosos foi batizado de "Edifício Mundial do Ano".

Mas 2019 também vai impressionar, com uma série de projetos inovadores e proezas de engenharia que serão concluídas em todo o mundo este ano. Pequim abrirá seu novo aeroporto projetado por Zaha Hadid, Johannesburgo receberá a nova torre mais alta da África e o maior restaurante subaquático do mundo finalmente abrirá suas portas para os clientes.

De Nova York a Pequim, essas são as estruturas mais esperadas para serem concluídas ou abertas em 2019.


30 Hudson Yards, Nova Iorque



Cortesia de Related-Oxford


Com 1296 pés de altura, a 30 Hudson Yards se tornará o segundo prédio de escritórios mais alto de Nova York quando for concluído no final deste ano. Ele também está definido para abrir o maior deck de observação ao ar livre da cidade, que ficará mais alto que o Empire State Building. Projetado por Kohn Pedersen Fox, a torre angular e envidraçada servirá como um novo lar para a WarnerMedia e suas subsidiárias HBO, CNN, Turner Broadcasting e Warner Bros.


Under, Lidnesnes, Noruega



Snohetta_Under2016226_OS_N4


Sentada a 5 metros abaixo da superfície do Mar do Norte, a Under está prestes a se tornar o primeiro restaurante subaquático da Europa - e o maior do mundo -. Projetado pela empresa norueguesa Snøhetta, a estrutura de 110 pés de comprimento será capaz de acomodar cerca de 100 pessoas em três andares, oferecendo vistas panorâmicas das águas circundantes. Os arquitetos usaram janelas de concreto armado e acrílico para resistir à pressão da água e às condições adversas do litoral da Noruega. Suas portas se abrirão na primavera.


The Leonardo, Joanesburgo, África do Sul



Cortesia da SBPR


Após a conclusão, a 745 pés, o Leonardo se tornará o edifício mais alto da África (embora não por muito tempo, com a Torre Pinnacle, com 1.050 pés de altura, pronta para ser inaugurada no Quênia em 2020). Projetado pela Co-Arc International Architects, a torre de uso misto empilhada será complementada por uma plataforma de observação pública com vista para Joanesburgo.


Beijing Daxing International Airport, Pequim, China



Methanolia / Zaha Hadid Architects


O novo aeroporto de Pequim parece ser de outro mundo. Com inauguração prevista para outubro, o terminal de 7,5 milhões de pés quadrados servirá 72 milhões de passageiros por ano até 2025. Seu projeto radial de seis pilares foi inspirado na arquitetura tradicional chinesa, que geralmente apresenta espaços interconectados em torno de um pátio central. As dobras onduladas no teto abobadado são projetadas para preencher o espaço com luz natural.



Veja o vídeo

Relacionado: Arquiteto Ma Yansong sobre por que as curvas importam


Bauhaus Museum Weimar, Weimar, Alemanha



© Tomás Saraceno


Um novo museu da Bauhaus está sendo inaugurado em Weimar, na Alemanha, para marcar o centenário da influente escola de design alemã. Projetado pelo arquiteto Heike Hanada, de Berlim, em colaboração com Benedict Tonon, o design minimalista em forma de cubo acena para as tradições modernistas da escola. Com previsão de inauguração em abril, o museu abrigará a coleção de 13 mil itens do antecessor.


Wuxi Taihu Show Theatre, Wuxi, China



Steven Chilton Architects


O impressionante teatro de Steven Chilton Architects na cidade chinesa de Wuxi foi inspirado na maior floresta de bambu do país nas proximidades. Seu dossel de sombra representa o toldo natural de folhas da floresta, enquanto colunas brancas delgadas, lembrando bambu, envolvem o perímetro do edifício. Finalista do prêmio Future Project do World Architecture Festival, no mês passado, o teatro abrigará um show permanente de água do diretor belga Franco Dragone. O prédio deve abrir no final do ano.


Norra Tornen, Estocolmo, Suécia



Laurian Ghinitoiu


Projetado pelo arquiteto Reinier de Graaf, da renomada firma de arquitetura OMA, o Norra Tornen é composto por duas torres surrealistas e pixelizadas na capital sueca. O primeiro, o Innovationen Tower, de 410 pés de altura, foi concluído no final do ano passado, e o projeto está programado para terminar em 2019 com a inauguração da vizinha Helix Tower. Ambos são feitos de unidades de concreto pré-fabricadas que foram empilhadas ordenadamente - se assimetricamente - em cima umas das outras.


National Museum of Qatar, Doha, Catar



Cortesia Iwan Baan


Este novo museu de 430.000 pés quadrados na capital do Qatar contará com obras de arte e objetos preciosos, incluindo o famoso Pearl Carpet of Baroda, que é bordado com mais de 1,5 milhões de pérolas do Golfo. Segundo o arquiteto Jean Nouvel, vencedor do Prêmio Pritzker por trás do Louvre Abu Dhabi, os discos sobrepostos do novo museu "simbolizam os mistérios das concreções e cristalizações do deserto, sugerindo o padrão entrelaçado das pétalas semelhantes às lâminas da rosa do deserto". O museu deve abrir ao público no final de março.


Humboldt Forum, Berlim, Alemanha



© Stephan Falk


A tão esperada reconstrução do Palácio de Berlim, que foi destruída na Segunda Guerra Mundial e posteriormente demolida, está em fase de conclusão - e seu museu central, o Fórum Humboldt, está previsto para ser concluído no final de 2019. Tem sido mais do que 15 anos desde que o Parlamento da Alemanha lançou o polêmico projeto, e mais de uma década depois que o arquiteto Franco Stella ganhou uma competição para liderar a reconstrução. Algumas das fachadas e cúpulas originais do palácio foram reconstruídas, juntamente com elementos de design mais contemporâneos.


Leeza SOHO, Pequim, China



Imagem: Cortesia Zaha Hadid Architects Renders por MIR


A torre de vidro sinuosa de Zaha Hadid deve apresentar um átrio de 623 pés de altura que se tornará, segundo o estúdio do falecido arquiteto, o mais alto do mundo quando terminar no final do ano. Este espaço central ondula através do interior do edifício, permitindo que a luz natural entre a partir de uma variedade de ângulos. Para acomodar o conhecido amor de Pequim pelas bicicletas, o design conta com 2.680 vagas de estacionamento para bicicletas com armários individuais.




Gostou do artigo? No Blog tem mais informação de qualidade como esta. Navegue conforme o seu interesse: BIM, Branding, Construção Civil e Mercado Imobiliário, Gerenciamento de Projetos, Gestão, Negócios e Tecnologia e Portfólio de Projetos e Obras deixe seu comentário. E no Portfolio você acessa todos os cases DOX de BIM.


Não esqueça de compartilhar esse conhecimento com quem você se importa!


Agora, se você, como nós, gosta de inovação, tecnologia e processos bem definidos, e não possui em sua organização um Escritório de Gerenciamento de Projeto (EGP) ou equipe especializada em gerenciamento de projetos e obras, que integra modelos consagrados a novas soluções ambientais, clique aqui e conheça a metodologia de trabalho campeã do Prêmio BIM SindusCon-SP 2017. 




M A I S   L I D A S


23 BENEFÍCIOS DO BIM PARA O SEU EMPREENDIMENTO - PLANEJAMENTO E CONCEPÇÃO (PARTE 1)

CHESF INICIA ESTUDO COM PAINÉIS SOLARES EM RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO

A IMPORTÂNCIA DA CONEXÃO ENTRE GESTÃO DE PESSOAS E DO NEGÓCIO

ENGAJAMENTO É O GRANDE DESAFIO DAS ORGANIZAÇÕES

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E BIM

DOX ASSINA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS E OBRAS DE RETROFIT E MODERNIZAÇÃO DO SANFRA

CONSTRUÇÃO CIVIL PODE CRESCER ATÉ 7% COM BIM 

5 MOTIVOS PARA UTILIZAR O BIM NO PLANEJAMENTO DE OBRAS

iCON REALIZA DEBATE SOBRE INOVAÇÃO ABERTA CORPORATIVA

WORKSHOP BIM PARA INSTALADORAS

A IMPORTÂNCIA DE UM BOM GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

VEJA COMO A CERTIFICAÇÃO LEED FUNCIONA

PESQUISADORES DE HARVARD LISTAM 9 FATORES QUE TORNAM UM EDIFÍCIO BOM PARA A SAÚDE DOS USUÁRIOS

O FUTURO DA INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO

NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL - PREPAREM-SE, ENGENHEIROS

DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017

7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

COM AS TECNOLOGIAS RV, RA e RM, SERES HUMANOS E MÁQUINAS SE UNIRÃO NA FORÇA DE TRABALHO

ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM MARCOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

EDIFÍCIO ALAMEDA SANTOS E SEUS DESAFIOS DE TERRENO E LOGÍSTICA

6 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER

SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO

DOX GANHA DESTAQUE EM MÍDIA ESPECIALIZADA EM SHOPPING CENTERS

DOX APRESENTA CASE VENCEDOR DO PRÊMIO EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP NO ROAD SHOW BIM EM PORTO ALEGRE



Publicado originalmente por CNN.

Autor: Stella Ko, para CNN, em 07/01/2019.

Imagens: Reprodução/Divulgação e Capa Credit: Courtesy Iwan Baan para CNN.