O Gerente BIM das Galáxias

Tenho visto cada vez mais este termo ganhando espaço, e a procura por estes profissionais tem sido cada vez mais recorrente por empresas construtoras e escritórios de projeto.

Como o mercado de trabalho da construção vem se readequando, e mesmo que a passos lentos se transformando, é comum e aceitável que certas alcunhas comecem a surgir e a serem notadas com uma maior frequência. 

Porém, no caso específico em que abordo, mais do que o nome, é preciso entender quais os "skills" necessários para um profissional com esta chancela. 


O QUE VAMOS VER NESTE ARTIGO

  • 1. A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO GERENTE BIM
  • 2. OS HARD SKILLS
  • 3. O FATOR HUMANO
  • 4. COMO É O GERENTE BIM PERFEITO


Vamos lá, ver o que fazer para ser um gerente BIM disputado no mercado?


Formação Acadêmica e Experiência

Ao contrário do que talvez muitos possam pensar, este profissional não é formado em Tecnologia da Informação. A formação deste profissional está enraizada no setor da Construção Civil, sobretudo nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. A princípio, é imprescindível que esta pessoa, além de ter uma boa experiência em gestão e coordenação de projetos, também entenda sobre execução de obras, tendo vivenciado e colhido experiências neste ambiente. Desta forma, é possível tornar real a sintonia entre a visão de obra e a de projeto. Sem este foco, naturalmente as ações em torno da implementação e utilização do BIM nas corporações tendem ao fracasso. 

Em muitos lugares do mundo, o Gerente BIM acaba atuando muito em obra, no sentido de facilitar o entendimento dos projetos, gerenciar as rotinas de trabalho e garantir a consolidação da metodologia, guiadas pela tríade: pessoas, processos e softwares. No Brasil, é comum que a atividade deste profissional acabe restringida apenas aos escritórios. 


Conhecimento Técnico

De forma complementar, as aptidões adquiridas sobre os fundamentos da modelagem da informação, a aplicação prática nas ferramentas (softwares) de concepção de projetos multidisciplinares e o gerenciamento e controle através de fluxos de trabalho tornam o Gerente BIM capacitado a desempenhar sua função em plenitude. 


Habilidade com Pessoas

Toda essa multidisciplinaridade requer, ainda, a habilidade de integrar todas as equipes, desde o engenheiro de obra até a diretoria da empresa, através do espírito de liderança, uma linha de trabalho com objetivos claros, ou seja, ter em mente exatamente o que se deve extrair do seu modelo, e muita melhoria contínua - englobando treinamentos, softwares e hardwares – mantendo-se atento a todas tecnologias e inovações que surgem no âmbito da engenharia. 


"Ser  Gerente BIM então, vai muito além de saber pilotar (e/ou orientar a pilotagem de) softwares ou entender de  gerenciamento e processos. Ser Gerente BIM é ser agregador, ser capaz de unir todos esses pontos em prol do objetivo desenhado pela companhia". - Conrado Rabelo




Gostou do artigo? Comente suas experiências e enriqueça esse conteúdo!


Agora, se você, como nós, gosta de inovação, tecnologia e processos bem definidos, e não possui em sua organização um Escritório de Gerenciamento de Projeto (EGP) ou equipe especializada em gerenciamento de projetos e obras, que integra modelos consagrados a novas soluções ambientais, clique aqui e conheça a metodologia de trabalho campeã do Prêmio BIM SindusCon-SP 2017. 




M A I S   L I D A S


A IMPORTÂNCIA DA CONEXÃO ENTRE GESTÃO DE PESSOAS E DO NEGÓCIO

ENGAJAMENTO É O GRANDE DESAFIO DAS ORGANIZAÇÕES

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E BIM

DOX ASSINA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS E OBRAS DE RETROFIT E MODERNIZAÇÃO DO SANFRA

CONSTRUÇÃO CIVIL PODE CRESCER ATÉ 7% COM BIM 

5 MOTIVOS PARA UTILIZAR O BIM NO PLANEJAMENTO DE OBRAS

iCON REALIZA DEBATE SOBRE INOVAÇÃO ABERTA CORPORATIVA

WORKSHOP BIM PARA INSTALADORAS

A IMPORTÂNCIA DE UM BOM GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

VEJA COMO A CERTIFICAÇÃO LEED FUNCIONA

PESQUISADORES DE HARVARD LISTAM 9 FATORES QUE TORNAM UM EDIFÍCIO BOM PARA A SAÚDE DOS USUÁRIOS

O FUTURO DA INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO

NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL - PREPAREM-SE, ENGENHEIROS

DOX GANHA DESTAQUE E LEVA O PRÊMIO DE EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP 2017

7 BOAS PRÁTICAS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

COM AS TECNOLOGIAS RV, RA e RM, SERES HUMANOS E MÁQUINAS SE UNIRÃO NA FORÇA DE TRABALHO

ANÁLISE DE TENDÊNCIAS EM MARCOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

EDIFÍCIO ALAMEDA SANTOS E SEUS DESAFIOS DE TERRENO E LOGÍSTICA

6 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS QUE VOCÊ DEVE CONHECER

SOFT SKILLS - 8 HABILIDADES DO GP PERFEITO

DOX GANHA DESTAQUE EM MÍDIA ESPECIALIZADA EM SHOPPING CENTERS

DOX APRESENTA CASE VENCEDOR DO PRÊMIO EXCELÊNCIA BIM SINDUSCON-SP NO ROAD SHOW BIM EM PORTO ALEGRE



Autor: Conrado Rabelo, formado em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou em construtoras, participou do gerenciamento e execução de empreendimentos corporativos e residenciais. Empreendedor e apaixonado por inovação e tecnologia aplicada a Engenharia, é co-fundador da PNM Tecnologia, empresa do mercado AEC, e atualmente trabalha com a estruturação, gerenciamento e desenvolvimento de negócios de inovação.  

Imagem: Google Imagens